Comissão da Verdade recebe o Troféu Liceu Paraense

 O Rotary Club de Belém-Sul realizou na noite de 04/05, no auditório Benedito Nunes, a entrega do Troféu Liceu Paraense. A honraria foi concedida após oito meses de avaliações pela Comissão Organizadora, à grupos educacionais, personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à educação no estado do Pará.

A premiação foi idealizada pelo acadêmico de Física da Universidade Federal do Pará, Wigson Rafael da Costa, e realizada pelo Rotary Belém-Sul em parceria com a Pró-Reitoria de Administração da UFPA, além de outros colaboradores do evento.

Acima de tudo a premiação carrega o nome da antiga instituição de Ensino Liceu Paraense, atualmente conhecida como Paes de carvalho, desde 1841 contribui de maneira significativa para a formação paraense de ilustres senhores para o progresso da educação de nosso estado.

Paulo Fonteles Filho é membro da Comissão da Verdade do Pará e foi indicado pela Comissão Organizadora do Troféu Liceu Paraense para receber importante honraria, por ter se destacado à frente do trabalho sobre Verdade, Memória e Justiça no Pará.

“O trabalho da Comissão da Verdade se volta para um período terrível da vida brasileira, onde pensadores da educação no Brasil, os mais importantes foram absolutamente perseguidos”. Fonteles Filho se reportou à Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro.

O representante da Comissão da Verdade do Pará explica que o trabalho realizado procura fazer um relatório sobre o que foi a ditadura militar na Amazônia paraense, e, tem certeza por tudo que o Presidente e demais membros vem construindo que: “Muitas histórias serão contadas, no sentido, que a gente não permita que retorne golpes militares, golpes de estado, para que a tortura seja de fato erradicada no nosso país, para que os atingidos possam ser reconhecidos e para que o Brasil possa ser um Estado de Justiça.

O Troféu Liceu Paraense é uma premiação que terá sua próxima edição em 2020 e a mais importante da categoria educação.