Movimentos sociais unidos contra monopólio da comunicação em Salvador

Integrantes dos mais variados movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e centrais sindicais se reuniram na tarde desta quinta-feira (05/05), na praça do Campo Grande, em Salvador, para denunciar os monopólios de comunicação, que detém grande parte dos veículos brasileiros. Realizado em todo o país, o ato tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância da democratização da mídia e contra o golpe.

Segundo Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia, o protesto serve para denunciar as ações golpistas da mídia, em especial da Rede Globo. “A Globo mente, manipula os telespectadores. Eles tentam desconstruir o processo político e democrático do país. Estamos aqui para mostrar que vai ter resistência, pois o povo irá às ruas defender a democracia e não aceitaremos retrocessos.”

Presente na manifestação, a integrante do Conselho Estadual de Comunicação da Bahia e do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Julieta Palmeira, acredita que para se consolidar a democracia brasileira é preciso percorrer o caminho das reformas estruturais que ficaram para trás, a exemplo da política, dos meios de comunicação e a agrária.

“A reforma e a democratização da comunicação representa o que nós temos de mais relevante no direito à comunicação. Precisamos nos unir para resistir a esse golpe, criar e conscientizar uma militância pela democratização da mídia. Temos de ser militantes das redes e das ruas”, declara Julieta.

Integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Jonicael Cedraz afirmou que os monopólios da mídia, em especial a Globo, representada no estado pela TV Bahia, promovem uma alienação na população. “Na nossa Constituição de 1988 está que é proibido o monopólio dos meios de comunicação, mas eles fazem expressamente o contrário.”

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro