Fortaleza: Mulheres ocupam praça pela democracia e contra o golpe

Um grupo,  formado em sua maioria por mulheres , ocupou na manhã do último sábado (07/05), a Praça da Gentilândia, em Fortaleza, para protestar contra os retrocessos nos direitos sociais que acompanham o falso impeachment que pode derrubar da presidência a primeira mulher eleita no país para este cargo.

Fortaleza: Mulheres ocupam praça pela democracia e contra o golpe

A atividade reforçou, nos discursos, as críticas ao deputado federal com mandato suspenso Eduardo Cunha e ao também parlamentar Jair Bolsonaro, que faz apologia a tortura.

O “Ato das Mulheres pela Democracia” fez referência à luta por direitos e mostrou que os movimentos e coletivos vão resistir ao autoritarismo da elite econômica, aliada a políticos corruptos e a setores da mídia que conspiram contra as conquistas sociais do povo brasileiro dos últimos 13 anos, possíveis nos governos de Lula e Dilma.

Durante a atividade, diversas mulheres exibiam cartazes a favor da legalização do aborto, pela política de saúde de qualidade, pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e a favor da luta pela democracia brasileira.

“Lugar de mulher é onde ela quiser! Enquanto for preciso não sairemos da rua, estaremos unidas contra o machismo e o patriarcado. Mais do que nunca é momento de lutar! Lutar pelo direito das mulheres, pelo empoderamento feminino, pela democracia e pela continuidade de Governo gerido por uma mulher que foi eleita pelo povo. Dilma é um símbolo de coragem e resistência e nós mulheres estamos aqui nesse ato manifestando todo nosso apoio”, diz a produtora cultural, Thaís Andrade.

Diversas entidades participaram do evento, dentre elas a Marcha Mundial das Mulheres, MST — Movimento Sem Terra, MTST — Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, UNE — União Nacional dos Estudantes, UBM — União Brasileira de Mulheres , UJS — União da Juventude Socialista, Cuca da Une, Levante Popular da Juventude, Kizomba, Fetamce, CUT Ceará, CTB Ceará, entre outros.

“Acho que estava faltando um ato das mulheres acontecer aqui em Fortaleza que trouxesse esse debate no jogo! Mulheres da militância se reuniram hoje para tocar, falar, e mostrar que a classe artística também estava pronta e reunida hoje. Nós, ‘as mulheres’, temos mais propriedade para falar da Dilma do que qualquer outra pessoa, pois sabemos o quanto ela está sofrendo. A luta contra o golpe é diretamente uma luta contra o machismo, então o ato de hoje teve muito disso, teve esse fator importante”, falou Priscilla Delgado, conhecida como DJ She Loves.

A programação contou com apresentações musicais, oficina de yoga e muita música regional, elevando a energia dos participantes.

“Nas falas que as pessoas fazem contra Dilma, a gente sente muito preconceito e machismo, e é super importante que ela saiba que nós mulheres estamos com ela, e não aceitamos qualquer insulto. E hoje esse momento com nossas companheiras foi importante para reafirmar nosso posicionamento e nossa luta que está apenas começando”, complementa Priscilla Delgado.

O ato foi convocado pela Frente Cearense de Mulheres pela Democracia e antecede a grande agenda do grupo, que é a Conferencia Nacional das Mulheres, prevista para iniciar no próximo dia 10, véspera da votação do processo contra Dilma no Senado.

“Mulheres na Praça, Mulheres pela Democracia, Mulheres que libertam, que se posicionam contra esse golpe que é machista e é sexista, feito pelos que não suportam ver o comando maior do país estar nas mãos de uma mulher de luta, que nos inspira a continuar intransigente e radialmente a favor da liberdade e da Democracia! E trouxe minha filha e meu filho para participarem, junto com a vó Mercês”, enfatiza o músico Duda Quadros, que reforçou as apresentações no palco.