Angeli publica última tirinha na Folha após 33 anos de trabalho

Um dos mais conhecidos chargistas brasileiros, Angeli (nascido Arnaldo Angeli Filho) não vai mais fazer as tirinhas diárias do caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo. O anúncio de sua saída foi publicado na Folha deste domingo (8), dando a entender que o artista está em depressão. O desenhista encerra uma história de 33 anos de tiras diárias de quadrinhos para o jornal.

Angeli

Em agosto deste ano, Angeli fará 60 anos, mas começou seu trabalho muito jovem, com apenas catorze anos na revista Senhor. Em 1973 foi contratado pelo jornal Folha de São Paulo.

Desde os anos 80, Angeli vêm desenvolvendo uma galeria de personagens famosos por seu humor anárquico e urbano; entre eles se destacam o esquerdista anacrônico Meia Oito e Nanico, o seu parceiro homossexual enrustido (mas não muito), Rê Bordosa, os Skrotinhos, Wood & Stock, Bibelô, Walter Ego, Osgarmo, Los Três Amigos e o punk Bob Cuspe. Ele próprio também se tornou um personagem, estrelando de início as tiras "Angeli em crise". Outra versão caricata sua é o personagem Angel Vila de Los Três Amigos.

Lançou pela Circo Editorial em 1983 a revista "Chiclete com Banana", um sucesso editorial. A Chiclete com Banana é considerada até hoje como uma das mais importantes publicações de quadrinhos adultos já editadas no Brasil.

Angeli já teve suas tiras publicadas na Alemanha, França, Itália, Espanha e Argentina, mas foi no mercado de Portugal que obteve mais destaque.

Na página do artista no Facebook, está uma das últimas publicações de Angeli, postada no dia 18 de abril. É uma crítica aos deputados que homenagearam seus famíliares no fatídico 17 de abril, em que a Câmara aprovou a admissibilidade do impeachemnt contra a presidenta Dilma Rousseff. Segue abaixo:

 

Abaixo umas das últimas tirinhas de Angeli, sempre muito crítico ao Congresso Nacional.
 

Sobre alguns congressistas:

Sobre política e religião:
Última tirinha publicada neste domingo (8):