13 de Maio: dia de filiações na Unegro/Campinas

A Unegro Campinas realizou uma grande atividade de filiações na noite de sexta-feira (13/05). Mais de 25 militantes assinaram a ficha durante a atividade que contou com a presença do presidente da Unegro Campinas, Mário Luiz Adão de Souza, e de Liliane Maria de Oliveira, representante da estadual de São Paulo.

A maioria dos novos filiados e filiadas são trabalhadores da empresa municipal de abastecimento de água e saneamento. Mas, uma grande conquista foi a filiação do presidente do Conselho de Desenvolvimento e de Participação da Comunidade Negra de Campinas, Tagino Alves dos Santos.

O encontro, mediado por Gervasio Antonio da Sanasa contou com a presença de novos afiliados, que se registraram e perceberam a nova batalha que iremos travar e que não devemos temer, a serem desbravadas com a colaboração e orientação de veteranos presentes, como o presidente da Unegro Campinas, professor Mario Luiz Adão de Souza, que falou sobre a Unegro e seu papel.

Líderes das diversas áreas abriram diálogos sobre a data em questão, o legado por ela deixado e os próximos passos a serem dados diante de tantas medidas tomadas pelo vice-presidente em exercício, Michel Temer, que em menos de 24 horas de mandato decretou o fim, não de imediato para alguns casos, mas a curto prazo de tantas conquistas dos últimos 13 anos, mesmo não estando na melhor das situações, observou-se um leve avanço no período em diversas áreas, a queda da então presidenta Dilma Rousseff é o que gerará maior necessidade de mobilização.

Foi participado a todos os presentes, a origem e a importância da UNEGRO, que é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador/BA, em pleno processo de redemocratização do país. Os seus 25 anos de existência são marcados pela defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a maioria da população brasileira.

Desde a sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro brasileiro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação do Racismo, o Dia Nacional da Consciência Negra, o Movimento Brasil Outros 500 Resistência Negra, Indígena e Popular, que culminou com o protesto de Porto Seguro, em 22 de abril de 2000, a Marcha à Brasília pelos 300 anos da Imortalidade de Zumbi dos Palmares, além da Marcha Zumbi+10 realizada em 22 de novembro de 2005. Nas eleições municipais em 2016, a UNEGRO irá atuar de forma ativa, visando romper diversas barreiras no que tange a igualdade de negros e brancos, entre outras minorias.

De Campinas.