Direção estadual aprova tática eleitoral e reafirma resistência 

A direção estadual do PCdoB-Minas reuniu-se no último sábado (14), em Belo Horizonte, para debater a tática eleitoral do Partido no pleito deste ano e os próximos passos de resistência ao golpe que afastou na semana passada Dilma Rousseff da Presidência da República.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

Durante a abertura da atividade, o presidente estadual do Partido, Wadson Ribeiro, fez uma apresentação do contexto político que levou à interrupção do ciclo de 13 anos de governos populares iniciado, em 2002, com a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo ele, após quatro derrotas consecutivas nas urnas, a oposição brasileira tenta recolocar em prática uma agenda política neoliberal. As primeiras manifestações públicas do novo governo ilegítimo indicam graves ataques aos direitos dos trabalhadores como a reforma da Previdência, o fim da política de valorização do salário mínimo e a redução de programas sociais.

Também em pauta na agenda neoliberal estão a autonomia do Banco Central, a recriação da CPMF e a privatização de importantes estatais brasileiras.

Wadson criticou ainda o baixo nível político do Congresso Nacional – o mais conservador e rico da história democrática do país. Entre os deputados que analisaram o processo de impeachment da presidenta Dilma mais de 50 foram estão sendo investigados na Operação Lava-Jato. “Foram essas pessoas que usaram o microfone da votação do último dia 17 de abril para tirar do poder uma presidenta contra a qual não existem acusações. São homens de negócio, que se utilizam da política para defender os seus próprios interesses”.

O dirigente estadual falou ainda da necessidade da realização de um balanço concreto dos erros cometidos no último período e da convicção do fortalecimento dos partidos de esquerda.

Eleições 2016

Neste sentido, ele reforçou a importância das eleições majoritárias e proporcionais em Minas Gerais. “Devemos unir esforços neste momento para conquistar votos, ampliar a nossa base e crescer politicamente. Nosso projeto eleitoral é um dos mais ousados em nível nacional. Desde 89 temos um certo rumo de alianças. Precisamos de flexibilidade – levando em conta os interesses do PCdoB em cada cidade – para pensar a nossa tática eleitoral. As eleições deste ano guardam sentido estratégico para 2018”.

Wadson definiu como ponto central da disputa a reeleição do prefeito de Contagem, Carlin Moura. As disputas para as prefeituras de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Betim e Uberlândia também são consideradas prioritárias para o Partido. A tática dos comunistas mineiros inclui ainda a consolidação de 50 candidaturas majoritárias e eleição do dobro de vereadores em cidade com mais de 100 mil habitantes em todo o estado.

Caravana 65 pela democracia

A reunião da direção estadual também oficializou o lançamento da Caravana 65 pela Democracia. O Partido irá percorrer todas as regiões da capital com o objetivo de dialogar com a população sobre os graves riscos trazidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. O PCdoB levará a mensagem de que somente a resistência do povo trabalhador e da juventude poderá restabelecer a soberania do voto popular no país e impedir que o programa neoliberal dos golpistas seja aplicado.

Resolução

Ao final da reunião, a direção estadual aprovou uma resolução sobre a tática eleitoral do Partido nas eleições deste ano no estado de Minas Gerais. Leia a íntegra do documento:

Reunida no último sábado (14), na capital mineira, a direção do PCdoB-Minas aprovou resolução composta de seis pontos estratégicos sobre a tática eleitoral e política do Partido no estado:

1 – Envidar esforços para ter candidatos a prefeitos nas cinco maiores cidades do estado de Minas Gerais – Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora e Betim

2 – Lutar pela reeleição das prefeituras administradas pelo PCdoB: Contagem, Cataguases, Pintópolis, Jaíba, Chiador, Santana do Deserto e Rio Acima.

3 – Concentrar esforços para ampliar o número de cidades administradas pelo PCdoB a partir das eleições deste ano.

4 – Aumentar o número de vereadores eleitos pelo PCdoB em todo o estado, especialmente, nos polos regionais e nas cidades com mais de 100 mil de habitantes.

5 – Fortalecer a atuação dos comunistas no mundo do trabalho, na juventude e nos movimentos de mulheres e sociais.

6 – Intensificar a Caravana 65 pela Democracia – como forma de fortalecer partido com novas filiações, bem como, denunciar o governo golpista de Michel Temer.

Belo Horizonte, 14 de maio de 2016