Caetano Veloso e Erasmo Carlos são esperados em ato no Rio

Em defesa da Comunicação Pública e da Cultura, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro realizam atos culturais na noite desta sexta-feira (20). Milhares de pessoas devem se reunir no Palácio Capanema, na cidade do Rio de Janeiro que deve contar com  às presenças dos cantores Caetano Veloso e Erasmo Carlos.

Artistas

O protesto dos artistas contra o fim do Ministério da Cultura (MinC) é a promoção de shows gratuitos na ocupação do prédio no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (19), realizaram shows os cantores Lenine, Frejat, Leoni e Pedro Luis. Já se apresentaram no local nomes como Arnaldo Antunes e o cantor pernambucano Otto.

Um palco foi montado no Palácio Capanema, no centro do Rio. A iniciativa é liderada por Paula Lavigne e o grupo Procure Saber. Além do Rio, a associação divulga no Instagram outros prédios de cultura que também estão ocupados no Recife, em Fortaleza, Natal, Macapá e outras cidades brasileiras.

No fim da tarde desta sexta (20), a movimentação começou em frente a TV Brasil, na Lapa, região central do Rio de Janeiro e seguiu em direção ao Palácio Capenama, já ocupado desde o início da semana pelo movimento cultural contra a extinção do MinC.

"A EBC não pode ter seus alicerces legais e finalidades atingidas pelo governo interino. Este projeto não pertence ao Executivo nem a qualquer partido, mas à sociedade brasileira", diz a petição do movimento. Eles lutam por "um sistema de comunicação livre da interferência econômica ou governamental, em consonância com o artigo 223 da Constituição".

Lideranças políticas e culturais participaram do ato em frente à TV Brasil, a deputada do PCdoB, Jandira Feghali e o senador Lindbergh Farias (PT) – foto ao lado -, falaram da importância da mobilização e da resistência ao retrocesso truculento promovido pelo governo golpista de Michel Temer que acabou com o Ministério da Cultura (MinC) e nomeou aliado político para a direção de uma empresa pública de comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta semana.

O prédio no MinC na capital carioca foi ocupado pelo movimento contrário às medidas de Temer e contra o Golpe na última segunda-feira (16).