Na ALESC, novo reitor fala sobre desafios à frente da UDESC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina( Udesc), Marcus Tomasi, que fez pronunciamento sobre as perspectivas e desafios da entidade para os próximos anos. O requerimento e a cessão de horário foram feitos pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB).

Reitor da UDESC

À convite do deputado Cesar Valduga, PCdoB0, o professor Marcus Tomasi, novo reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), esteve na manhã desta quarta-feira (25) no Parlamento estadual para apresentar o cenário e as perspectivas de sua gestão à frente da instituição.

Professor e doutor em administração, Tomasi, de 51 anos, foi eleito no dia 21 de abril para a gestão 2016-2020. Como vice-reitor, assumiu o professor Leandro Zvirtes, de 42 anos. A posse de ambos aconteceu no último dia 11, em cerimônia realizada no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis.

Em sua fala, Tomasi lembrou o surgimento da universidade, há 51 anos, durante o governo Celso Ramos, por meio da aglutinação da Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), Fundação Educacional de Santa Catarina (Fesc) e Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e a sua ampliação pelo estado ao longo dos anos. Atualmente, disse, a instituição está presente em 10 municípios, oferecendo 55 cursos de graduação e 41 em pós-graduação, sendo 30 mestrados e 11 doutorados. “Infelizmente não podemos quantificar a contribuição efetiva dos profissionais já formados pela universidade ao longo de suas cinco décadas de existência, mas o certo é que ajudamos a formar este modelo vigente no estado catarinense, tão invejado por outras unidades da federação.”

Entre as metas colocadas para sua gestão está a consolidação dos polos de formação a distância, com ênfase nos cursos de licenciatura. “O nosso projeto de eleição foi no sentido de que, nestes quatro anos, consigamos qualificar a universidade, fazendo a expansão, via cursos de licenciatura, ou seja, formação de professores em todos os nossos polos.”

Outro objetivo manifestado por Tomasi é promover uma maior aproximação da instituição com os diversos setores da sociedade catarinense. “Estamos preparando a universidade para este novo momento, com credenciamento de quatro novas fundações de apoio para melhorar nossa relação com o segmento empresarial, os movimentos sociais e artísticos. Não podemos ficar encapsulados. Temos toda esta vocação da pesquisa, de gerar o conhecimento”, disse.

O deputado Cesar Valduga afirmou que a universidade incorpora em seu DNA a vocação pelo trabalho o e a transmissão do saber. “A Udesc tem sido fiel a seu propósito, que é contribuir com o crescimento do Estado, correspondendo às necessidades socioeconômicas e vocacionais das regiões catarinenses. Temos grande expectativa de bons resultados para a gestão do professor Tomasi, e já lhe dissemos que pode contar com nosso total apoio. Fortalecer a Udesc é promover o desenvolvimento de Santa Catarina” – afirmou Valduga.

Representando o mandato da deputada Federal Angela Albino (PCdoB), o chefe de gabinete, Josemar Sehnem, também esteve presenta para acompanhar o pronunciamento do reitor e colocar o mandato federal à disposição da instituição. O reitor Tomasi aproveitou para agradecer a emenda apresentada pela deputada, que destina R$ 200 mil para infraestrutura da Udesc Cefid.

Marcus Tomasi
Marcus Tomasi é natural de Brusque e tem graduação em Administração e Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis, e Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na universidade estadual desde 2005, é professor do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag e foi pró-reitor de Planejamento (2008-2012) e vice-reitor (2012-2015), além de diretor-geral indicado do Centro de Educação a Distância (Cead) por duas vezes (2012-2014 e 2016).

Também foi chefe do Departamento de Administração Empresarial (2007-2008); membro da Comissão de Expansão da Udesc (2008) e da Comissão do Plano 20 da Udesc; e presidente do Conselho de Administração da Udesc (2008-2011), da Comissão dos 50 anos da Udesc (2014-2015) e da Comissão de Revisão do Estatuto da Udesc (2015).

Leandro Zvirtes
Leandro Zvirtes é natural de Tucunduva (RS) e tem graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na universidade estadual desde 2006, é professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, unidade na qual foi diretor de Administração (2010-2012) e diretor-geral (2012-2015).

Além disso, foi membro do Comitê de Avaliação do Estágio Curricular (2007-2008), da Comissão do Plano 20 da Udesc e do grupo gestor para a implantação do projeto da Escola Livre de Artes de Joinville (2011-2012); coordenador do Colegiado de Engenharia de Produção e Sistemas (2007) e do Laboratório de Pesquisa e Ensino em Qualidade (2009-2013); e chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (2009-2010).