CNJ vai investigar ex-ministro da Transparência de Temer

Depois de ser flagrado em gravações orientando o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, a agir perante as investigações da Lava Jato, o agora ex-ministro da Transparência de Michel Temer, Fabiano Silveira, será investigado pelo Conselho Nacional de Justiça.

Fabiano Silveira

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, vai instaurar uma reclamação disciplinar nesta terça-feira (31) contra Fabiano, que deixou o cargo após as revelação da conversa. Ele será investigado pela possível prática de advocacia administrativa durante o período em que era conselheiro do CNJ. A suspeita se baseia nas orientações de defesa ao ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, e também a Calheiros, conforme apontaram as gravações.

Há suspeita também que enquanto conselheiro, Silveira teria procurado delegados e investigadores para obter informações acerca de procedimentos contra Calheiros. Os diálogos foram gravados em fevereiro, período em que ele ainda compunha o conselho, como representante do Senado.

Fabiano Silveira foi conselheiro do CNJ de 2013 a 2016 e nessa condição recebe as mesmas punições dos magistrados no exercício das funções. Advocacia administrativa é um crime tipificado no Código Penal.