Greve dos professores: Em nota, APEOC critica ocupação da Seduc

 O Sindicato APEOC divulgou nota condenando a ocupação de alguns professores ao prédio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), realizado na tarde desta quinta-feira (02/06). Apesar de respeitar a mobilização dos trabalhadores, o sindicato diz que não vai se responsabilizar por nenhum fato decorrente da iniciativa. O documento ratifica ainda que a ocupação não foi discutida durante assembleia da categoria. “Paralisar a Seduc é contraproducente, pois é lá que está nossa vida funcional”, diz.

Greve dos professores: Em nota, APEOC critica ocupação da Seduc

Leia a seguir a íntegra da nota do Sindicato APEOC:

Cadeados na Seduc! Isso não foi aprovado na Assembleia Geral

Aos amigos profissionais da Educação do Estado – Sobre ocupação na SEDUC:

1. A ocupação não foi discutida e aprovada em Assembleia Geral, o que foi aprovado foi ATO PÚBLICO NA SEDUC;

2. O Quadro de funcionários da SEDUC que em grande parte é de professores também quer revisão geral, e, a bem da verdade, nossas dificuldades nas negociações sempre foram na SEPLAG, que centraliza a política de servidores do Estado, e na SEFAZ;

3. Paralisar a SEDUC é contraproducente, pois é lá que está nossa vida funcional. É por lá que passa desde a convocação de profissionais da educação aprovados em concurso até a nossa aposentaria, passando por lotação, ampliação de carga horária, processos de afastamentos para mestrado e doutorado, implantação de gratificações, sem falar que todos os processos relativos a verbas para escolas e alimentação escolar, dentre tantos outros, deságuam na SEDUC. Paralisar tudo isso é gol contra! Em resumo todos os processos administrativos de interesse da escola e dos profissionais da educação passam pela SEDUC, por isso acho um erro estratégico a ocupação, especialmente com cadeados nas portas!

4. Os atos organizados pelo Sindicato-APEOC sempre tiveram a participação dos professores sem o uso de máscaras. Os profissionais da educação não têm nenhuma razão para esconder sua identidade. Se é essa a orientação da oposição não é a do Sindicato-APEOC.

Nas inúmeras greves lideradas pelo sindicato Apeoc, nunca terceirizamos nossa luta! Se a greve é do professor, o protagonismo desta deve ser dos profissionais do magistério, em que pese o apoio importante da sociedade e da comunidade escolar, especialmente dos estudantes.

Respeitamos a autonomia dos movimentos sociais e que cada um saiba as consequências de suas atitudes.