Marcelino representa Pernambuco na China, onde escreve Paz em chinês

O secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, se encontra em Pequim (Beijin), capital da China. Ele integra comitiva formada por representantes das áreas de Educação e de Cultura do estado, que tem como objetivo pactuar um protocolo de intenções visando à promoção de intercâmbio cultural entre Pernambuco e a China.  

Marcelino representa Pernambuco na China onde escreve Paz em chinês - Divulgação

A delegação pernambucana conta também com a participação do diretor de Relações Internacionais da Universidade Católica de Pernambuco -‪#‎Unicap‬ , Thales Castro; do Pró-Reitor de Graduação da Universidade de Pernambuco – ‪#‎UPE‬, Luiz Alberto; e do representante do Instituto Confúcio, Wang Gang.

Marcelino destacou sua emoção ao visitar a Escola Yuxin (foto), com seus cinco mil meninos e meninas do primeiro e segundo grau, onde educação e arte se entrelaçam. "Essas crianças e adolescentes da Escola Yuxin aprendem dança, música, pintura e já falam inglês a partir dos sete anos. O Socialismo chinês tem futuro", comemora.

Ainda durante o encontro com estudantes chineses, ele se fez aluno. "Estou aqui aprendendo a escrever a palavra PAZ numa aula de caligrafia, cercado por crianças com gravatinhas vermelhas, símbolo de agradecimento ao Partido Comunista pelo apoio à educação", disse.

O secretário estadual de Cultura esteve também como professor Feng Yiguo, vice-diretor da Comissão Municipal de Educação de Pequim, de quem recebeu informações sobre o sistema educacional do país. "São 81 universidades, 1400 escolas secundárias, 400 creches, dezenas de Centros de Pesquisa e Laboratórios, milhões de estudantes neles", comentou.

A comitiva pernambucana esteve ainda no pavilhão das bandeiras das nações (mais de 100) que têm intercâmbios com o HANBAN, órgão do Ministério da Educação para Intercâmbio Internacional.

Audicéa Rodrigues, com informações do jornalista João Paulo Seixas
Do Recife