Chico Lopes quer plataforma digital para receber sugestões do povo

A ideia de uma plataforma digital que facilite o diálogo entre o governo federal e a sociedade civil foi apresentada esta semana ao presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). Segundo o parlamentar, o mecanismo apresentado agrega valor ao trabalho do colegiado.

Comissão na Câmara quer plataforma digital para receber sugestões - Ass. CLP

“O próprio nome da nossa comissão cria condições para esse tipo de desafio: ampliar o contato do cidadão com a Câmara", afirmou Lopes, ao receber, junto com a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Meireles e a bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Mariel Zasso para a apresentação da plataforma digital para a interação e recebimento de sugestões da população.

“Estamos num momento de comunicação rápida, em constante evolução. O povo tem que participar do Congresso. Quanto mais gente participando, melhor para a Casa e para a democracia”, avalia o deputado, destacando ainda que “as pessoas têm facilidade para criticar os poderes públicos, mas dificuldade de sugerir caminhos e alternativas.”

Os expositores falaram das Plataformas livres e da atuação exitosa da Participa.br – a plataforma totalmente desenvolvida em software livre, que adota práticas inovadoras de participação via internet e oferece espaços de manifestação e debate para qualquer cidadão ou organização, com o intuito de construir políticas públicas cada vez mais eficazes e efetivas.