PCdoB lança Eron Bezerra pré-candidato a prefeito de Manaus 

Com o objetivo de unir a esquerda e, principalmente, representar o campo progressista “contra o golpe”, o PCdoB anunciou que terá candidato para disputar as eleições municipais: o ex-deputado estadual Eron Bezerra. “(Meu nome) Não é uma imposição. Estamos conversando com vários partidos e queremos abrir o debate para possíveis alianças”, afirmou Bezerra que disse já ter iniciado conversas com o PT, PSol, Rede e PCB.

PCdoB lança Eron Bezerra pré-candidato a prefeito de Manaus

De acordo com Eron, o partido teve voto suficiente para eleger três vereadores em 2012, mas por causa da coligação, ficou de fora da Câmara. Este ano, o PCdoB terá chapa própria para disputar vagas na Câmara Municipal.

O ex-deputado avalia que a eleição em Manaus será polarizada. “Teremos vários candidatos que estão a favor do golpe e espero que tenhamos apenas um desse campo contra o golpe e a favor da democracia”, afirmou.

Eron aproveitou para lembrar que os que defendem o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff estão ajudando a desmontar programas sociais como o Sistema Único de Saúde (SUS), as bolsas universitárias, o Minha Casa Minha Vida e o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Propostas do candidato

Entre as propostas do candidato estão a construção de metrô, áreas de lazer e fortalecimento do (SUS) em Manaus. “Cidades com mais de um milhão de pessoas não suportam sistemas de ônibus tradicionais. O metrô é a solução, conectado com outros sistemas como transporte fluvial”, anunciou Eron.

“Na parte da cultura, podemos fazer várias piscinas naturais pela cidade. Sobre a saúde, se o governo acha que não é de sua responsabilidade, que repasse o valor da União para o município”, disse o pré-candidato, que também defende propostas que ele considera simples mas que nunca saíram do papel, como identificar as ruas e afixar placas com o horário que os ônibus passam nas paradas.

Quanto ao dinheiro usado para colocar as ideias em prática, Eron disse que tem experiência em buscar recursos para a execução de projetos e poderia buscar parcerias, inclusive com outros países.

Biografia

Eron Bezerra é Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), engenheiro agrônomo, dirigente nacional e presidente estadual do PCdoB.

Foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos; Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror) no Amazonas e Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). É escritor, articulista e conferencista.