Mulheres pela democracia promovem ato com Dilma no Recife  

Atualizado às 15h.
A presidenta Dilma Rousseff chegou hoje (17) ao Recife onde cumpre agenda que culminará com ato político com as mulheres no Pátio do Carmo, centro da cidade, a partir das 17h. Neste momento, ela se encontra na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) , onde foi recebida por uma multidão.

Mulheres pela democracia promovem ato com Dilma no Recife - Divulgação

Alunos, militantes e populares que se encontram em frente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) gritam pedindo a volta da presidenta ao cargo. No discurso de abertura do encontro com docentes, técnicos e estudantes de instituições de pesquisa do estado, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, apresentou os avanços da instituição e defendeu o retorno de Dilma ao cargo. O evento, coordenado pelo Coletivo da Democracia, acontece no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Em seu discurso, Dilma agradeceu a recepção e pelo fato de a universidade "se colocar ao lado da democracia". Ela também criticou o governo do interino Michel Temer, destacando que os programas sociais voltadas para a educação, como Prouni e Fies, "correm risco". O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), e o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), além de figuras da política local, acompanham a visita.

Dilma e as mulheres

O ato político no Pátio do Carmo é coordenado pelo coletivo de mulheres da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo e terá como Mulheres Pela Democracia e Contra a Violência, que vai marcar o protagonismo feminino em defesa da democracia. A concentração começa às 15h e reunirá representantes de partidos políticos progressistas, entre os quais o PCdoB, de movimentos sociais; de sindicatos e de entidades estudantis e o povo do Recife.

Para Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, "a vinda de Dilma ao Recife faz parte de uma luta que vai crescendo no Brasil inteiro pela consciência de mais e mais brasileiros e brasileiras que entendem que o que está em curso é um golpe de Estado, é um golpe contra a democracia", afirma.

Luciano avalia ainda que cresce também entre a população do Brasil a consciência de que o governo interino de Michel Temer é contra o povo, contra a Nação brasileira, contra a soberania do país e um retrocesso das conquistas obtidas a duras penas nos últimos treze anos. "Portanto, contra o golpe, pela restauração da democracia, pela preservação dos direitos conquistados, nós do PCdoB convidamos todos a participarem desse momento, seja na UFPE, seja no Pátio do Carmo. Vai ter luta hoje e sempre".

Devido às restrições aplicadas pelo presidente interino Michel Temer (PMDB), a vinda da presidenta Dilma ao estado será custeada integralmente pelas organizações que compõem a Frente Brasil Popular. “Todas as despesas, incluindo hotel e deslocamento, estão sendo custeadas pelas entidades. Estamos nos cotizando. Não há nada assumido pela presidência interina”, critica Bruno Ribeiro, presidente estadual do PT.

Audicéa Rodrigues, com informações de blogs.
Do Recife