Racionamento em Fortaleza e na RMF deve começar em julho

Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) devem iniciar ações de racionamento de água a partir do dia 20 de julho. Entre as medidas para a redução de consumo, está a diminuição da pressão da água enviada aos bairros da Capital, o que irá gerar abastecimento em dias alternados. A expectativa é de que haja uma economia de 20% de água.

Racionamento em Fortaleza e na RMF deve começar em julho

As informações foram antecipadas na manhã de ontem pelo titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado (SRH), Francisco Teixeira, em entrevista ao Blog do Eliomar. “Vamos reduzir a pressão de um lado da Cidade em um dia e, depois, no outro lado da Cidade em outro dia, para não secar toda a rede”, afirmou. A ideia, segundo o secretário, é fazer um manejo de controle de pressão. “Tecnicamente, isso pode ser chamado de racionamento”, afirmou.

Até o fim deste mês, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deve elaborar o plano de contingência para a RMF. Segundo Teixeira, o começo das medidas de economia de água dependerá da celeridade da apreciação do plano pelas agências reguladoras.

Em relação aos bairros mais altos da Capital e que já enfrentam problemas com a chegada da água, o secretário afirmou que estão sendo estudadas alternativas para que não fiquem sem abastecimento; entre elas, instalação de poços profundos.

Pedro Neto, vice-presidente do Comitê das Bacias Metropolitanas, afirma que a vazão de água enviada à RMF é de cerca de 9 m³ por segundo. “A meta de redução de consumo de 20% é alta e, nesse caso, vai ter que ser feito um racionamento, de fato”, considera.

Em nota, a Cagece reforçou que tem trabalhado na elaboração do plano de contingência de Fortaleza para garantir o abastecimento.

Procurada pelo O POVO para informações a respeito da pressão de água enviada à Fortaleza e ao consumo industrial, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) afirmou que nesta semana não seria possível atender à demanda.

Serviço

Veja a AQUI entrevista de Francisco Teixeira ao Blog do Eliomar