Jô Moraes avalia decisão do Reino Unido de deixar União Europeia  

Os britânicos tomaram nesta quinta-feira (23) a decisão histórica de se separarem da União Europeia (UE), o bloco político e econômico que congrega 28 países e do qual o Reino Unido faz parte desde 1973. Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, a crise econômica mundial pode se agravar com a decisão. 

Jô Moraes

“Se já era grave a crise, decisões que poderão ser tomadas pelo Reino Unido em relação ao protecionismo, em relação a fechar suas fronteiras para possível imigração, refugiados que chegam aos milhões no continente europeu, isso vai levar a uma tensão interna muito grande e a uma desorganização econômica maior do que qualquer situação que nós já vivenciamos”, alertou a deputada.

A economia mundial já deu sinais de que será profundamente abalada pela decisão dos britânicos. Nas horas seguintes após o anúncio do resultado da votação, a libra esterlina chegou ao menor valor em relação ao dólar em 31 anos e as bolsas asiáticas amanheceram o dia em baixa.

Com os votos dos 382 distritos do Reino Unido apurados, a opção por deixar a União Europeia venceu por 51,9% a 48,1%. O processo ainda precisa passar pelo parlamento, mas um veto pelos legisladores britânicos é considerado difícil. O processo de saída do Reino Unido da União Europeia passa, ainda, por votação no parlamento britânico e no europeu e pode levar até dois anos.

O premiê conservador, David Cameron, principal fiador do voto pró-UE, anunciou que irá renunciar ao cargo. Cameron tentou acalmar o mercado financeiro e também os três milhões de imigrantes europeus que vivem no Reino Unido, garantindo que não haverá mudanças imediatas.