Zito Vieira assume presidência da Associação de Amizade Brasil-Vietnã

O vice-presidente da Cia Mineira de Promoções, Zito Vieira, assumiu na última quinta-feira (23) a presidência da Associação de Amizade Brasil-Vietnã – secção Minas Gerais (ABRAVIET-MG), durante evento na Casa Amarela, do jornal O Tempo. O evento contou com a participação da presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, da Câmara dos Deputados, Jô Moraes, e do Embaixador da República Socialista do Vietnã, Nguyen Van Kien.

Segundo Zito Vieira, assumir a missão foi um marco em prol de uma parceria entre o Vietnã e o Estado de Minas Gerais na busca de colaboração econômica, social, política e para promover o intercâmbio econômico e empresarial entre os povos irmãos. O trabalho a ser desenvolvido pela ABRAVIET-MG contará com o apoio e o empenho de uma diretoria focada na difusão da história e da cultura como elementos para o fortalecimento da amizade e da paz nas nossas relações com os povos irmãos.

O presidente da entidade acrescenta que o Vietnã é um país com ricos recursos naturais semelhantes ao Estado de Minas Gerais e a associação terá um papel fundamental no fomento a novos negócios, na troca de experiências culturais e sociais, entre outros inúmeros benefícios ao povo do Vietnã e aos mineiros. Vieira destaca que a ABRAVIET-MG é a terceira secção da entidade nacional criada e nasce com o objetivo de descentralizar e fortalecer os estados na busca de parcerias regionais em uma ação que consolida o comprometimento com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da região.

Participaram da solenidade representantes de importantes cadeias produtivas como empresários da AVIMIG, do SICEPOT, do ramo da hotelaria, professores e doutores da UFMG, artistas , representantes sindicais, políticos, o cônsul da Bulgária, Renato Russeff, entre outros expressivos representantes da sociedade civil. Antes do lançamento da ABRAVIET-MG, a delegação vietnamita teve uma intensa agenda, com visita a Ouro Preto, ao reitor da UFMG, professor Jairo Ramirez, ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes e à presidência da FIEMG, Olavo Machado. De acordo com Zito Vieira, todas as reuniões foram muito proveitosas com indicativo de profícuo futuro, entre o Estado de Minas Gerais e o Vietnã. Para o mês de julho, o governo de Minas Gerais já receberá a primeira delegação empresarial do Vietnã.

Encontro com Pimentel

Na tarde quinta-feira (23), o governador de Minas Gerais Fernando da Mata Pimentel recebeu no Palácio da Liberdade o embaixador do Vietnã Nguyen Van Kien e a embaixatriz Luong Le Hien acompanhados pelo representante do corpo diplomático vietnamita, o Secretário de Relações Internacionais Rodrigo Perpétuo, a deputada Jô Moraes PCdoB e Zito Vieira.

O embaixador destacou que há 20 anos o PIB do Vietnã cresce em média 7% ao ano sem inflação. Somos o 2º produtor de castanha de caju do mundo, o 2º em produção de café e o 3º em produção de arroz. Somos um país de mais de 90 milhões de habitantes e se considerar nosso bloco asiático que envolve 10 países atingimos uma população de 630 milhões de habitantes. “Somos um país de um povo simples, inteligente, trabalhador”. Desde nossa nova orientação econômica não paramos de crescer. A área de nanotecnologia é a nossa principal tendência e prioridade.

“Estamos felizes em visitar e conhecer Minas Gerais pela primeira vez”. Na oportunidade convidou o governador para retribuir uma visita ao seu país.

“Nosso exemplo é o Vietnã, povo histórico, inteligente, moderno e de resistência.” Foram com essas palavras que o governador concluiu a visita, prometendo ao embaixador a formação de uma delegação empresarial a visitar o Vietnã.

Com informações