ANPG: Vamos lutar contra o congelamento do Ciências sem Fronteiras

Bolsistas do Programa Ciências sem Fronteiras, criado pela presidenta Dilma Rousseff, denunciam que há meses a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) não tem respondido ou tem negado pedidos de renovação dos bolsistas. 

ANPG: Vamos reagir nas ruas congelamento do Ciências sem Fronteiras

Em contato com a Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), estudantes de vários países denunciam a falta de compromisso da Capes em renovar suas bolsas.

Para Daniela Duarte, bolsista do CsF, a Capes descumpre o prometido em edital.

“Eles justificam que devido aos cortes orçamentários eles não estão renovando os últimos 12 meses. No edital inicial falavam em 36 meses prorrogáveis por mais 12 meses, e esses 12 agora não estão nem sendo julgados. Eles negam e pronto”, afirma.

A Capes, por sua vez, lançou uma polêmica portaria em que promete suspender a bolsa no exterior a qualquer momento. Veja a portaria aqui.

A presidenta recém-reeleita da ANPG, Tamara Naiz, se diz chocada e promete reagir. “Vamos reagir nas ruas, ocupando a Capes e onde tivermos que ocupar. Agora mesmo na SBPC devemos reagir a essas medidas autoritárias”, declara. 

E continua: “Os conselheiros da ANPG nos conselhos da Capes, nossos diretores nas regiões e estados do Brasil e a nossa base estão devidamente mobilizadas para cumprir o que aprovamos em nosso congresso, nenhum passo atrás no investimento em ciência”. 

O programa 

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço do governo Dilma em conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.