Fortaleza recebe um dos maiores eventos de empreendedorismo social 

Uma banca composta por executivos e acadêmicos vai selecionar a Universidade destaque, que representará o país no Campeonato Mundial, que este ano acontece em Toronto, no Canadá.

Fortaleza recebe um dos maiores eventos de empreendedorismo social

Para Caio Moura, gerente da Enactus Brasil (www.enactus.org.br), migrar para o Nordeste foi uma estratégia importante para a expansão do evento. “É uma das regiões com mais Times Enactus e o Ceará é o segundo estado com mais projetos em execução. Além disso, essa mudança possibilitou expandir o evento para o público geral e incorporar o Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social. Tudo gratuitamente”, explica.

O evento será palco do I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, o maior evento técnico científico gratuito do setor do país que discutirá temas como mobilização social, políticas públicas e educação, responsabilidade socioambiental e a presença da universidade na comunidade na qual está inserida.

Projetos
Em Barballha, os alunos da UFCA encabeçam o projeto Fibra com foco no Empoderamento Econômico de Mulheres, que capacitou donas de casa e agricultoras para produção de peças de artesanato com fibra de bananeira.

Já os alunos da Faculdade Luciano Feijão concorrem com o projeto Caprinova, que busca estimular o desenvolvimento sustentável na Comunidade São Domingos, localizado no distrito de Jaibaras (a 42 km da cidade de Sobral). Eles auxiliam a cadeia produtiva da caprinocultura a partir de um processo educacional que promova organização produtiva e visão mercadológica.

Em Juazeiro do Norte, alunos da Universidade Federal do Cariri, vão apresentar o projeto Engenho do Lixo no Campeonato Nacional. A ação busca melhorar a logística da Associação Engenho do Lixo para, consequentemente, melhorar a renda e as condições de trabalho dos catadores, com a implantação de estratégias para o aumento da quantidade da entrada de materiais e o desenvolvimento de ações de educação ambiental.

Sobre a Enactus
Organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 84 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.

No Brasil, a Enactus já impactou mais de nove mil pessoas diretamente pelos projetos, em 2015. Pelo menos 1.500 estudantes e 100 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social.

Serviço
Campeonato Nacional Enactus Brasil
Inscrições através do site: www.enactus.org.br
Data: 07 e 08 de julho de 2016
Local: Centro de Eventos do Ceará
Endereço: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz | Fortaleza, CE Horário: das 9h às 18h30
Evento gratuito