Arraiá no Mercado e I Tabajara Junino são atrações do fim de semana

Programação é gratuita e conta com atrações para crianças e adultos

Arraiá no Mercado, I Tabajara Junino são atrações do fim de semana

Neste fim de semana os ritmos nordestinos prometem tomar conta da cidade. Na sexta-feira (1/7), às 20 horas, o Mercado dos Pinhões recebe uma edição especial do Forró no Mercado. O verdadeiro forró pé de serra vai animar o público com o show da Banda Cutuca a Burra.

No sábado (2/7), às 19 horas, o Mercado da Aerolândia recebe Xexéu e banda. Ex-integrante da banda Timbalada, Xexéu levará ao novo Mercado o melhor do axé, ritmo característico da Bahia.

Já no domingo (3/7), a programação é em dose dupla com retorno do Arraiá no Mercado. Às 17h30min, o Mercado da Aerolândia recebe Oliveira do Nordeste e a quadrilha junina Pé e Chão. Já às 19 horas, o Mercado dos Pinhões apresenta Vicente do Arcodeon e a quadrilha Estação Junina.

Estoril entra no clima junino com quadrilhas e shows

O Estoril não poderia ficar de fora dos festejos junino! Durante todo o mês de julho o equipamento receberá quadrilhas juninas adultas e infantis, barraca do beijo, comidas e bebidas típicas e uma série de atrações musicais, sempre a partir das 19 horas, com o I Tabajara Junino.

Sexta-feira (1/7), haverá show das bandas Os Transacionais, Forró Só no Remelexo, Batukaya Sound, além da apresentação de duas quadrilhas. Já no sábado (2/7), entre as atrações estarão o bloco Luxo da Aldeia, Forró de Xote.

Festejos juninos seguem animando Fortaleza em julho

O mês de junho está acabando, mas julho ainda reserva muita animação para Fortaleza com os Festejos Juninos e os Festivais e Quadrilhas selecionados via Edital. Nesta sexta-feira (1/7) e sábado (2/7), o Arraiá Vila da Esperança movimenta o Polo de Lazer do Conjunto Esperança, na Regional V, e XXIII Festival de Quadrilhas Juninas do Parque Araxá comandará a festa na Praça do Parque Araxá, na Regional III. Confira programação completa ao final do texto.

Passeio Instrumental e Piquenique no Passeio Público

As tardes de sábado e domingo do Passeio Público seguem embaladas pelo som das atrações do Passeio Instrumental. A atividade, que acontece a partir das 12h30min, recebe neste sábado (2/7), o Trio Realce, composto pelos músicos Carlinhos Perdigão, Abraham Paiva e Rafael Souza Lima. Já no domingo (3/7), a música ficará por conta do Trio Mistura Brasileira, composto pelos músicos Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiore.

O Passeio também tem a programação certa para a garotada. Todo domingo, a partir das 9h30min, o Piquenique promove atividades e apresentações que encantam a todos. Neste domingo (3/7), a atração será uma Vivência musical com o maestro Marcos Pedroso.

“Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski” seguem em cartaz

As artes plásticas também estão contempladas na programação do fim de semana com as exposições “Firmezas – Resistência Poética” e “O Sertão Alegre de Babinski”, que seguem em cartaz.

“Firmezas – Resistência Poética” apresenta a importância e as significações do MiniMuseu Firmeza e foi prorrogada até o dia 30 de julho e as visitações acontecem de segunda a sexta-feira de das 9 às 18 horas e aos sábados de 9 às 17 horas, no Sobrado Dr. José Lourenço.

A mostra é composta por peças e obras do MiniMuseu Firmeza e consiste no resultado de uma oficina em curadoria colaborativa e integrada por pessoas de diferentes formações, que se complementaram e se alternaram nos trabalhos de concepção expositiva, expografia, montagem, ação educativa e identidade visual.

Já no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, segue em cartaz a exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”. A mostra é composta 50 obras contemporâneas, entre gravuras e pinturas, do artista Maciej Babinski, polonês de nascimento e cearense de coração.

Com a curadoria de Dodora Guimarães, a exposição comemora os 85 anos do artista, 25 destes no sertão cearense. A mostra fica em cartaz de terça a sexta, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados das 14 às 21 horas, até o dia 31 de julho.

Contação de histórias e Curso de Geofilosofia na Dolor Barreira

Toda quinta-feira tem programação para a meninada na Dolor Barreira com a Contação de Histórias. Ministrada por Chicão Oliveira, a atividade acontece em dois horários, às 9 horas e às 14 horas, mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

As quintas-feiras também são dedicadas ao Workshop de Geofilosofia e Meditação. A programação acontece às 17 horas e às 18h30min e é realizada pela Associação de Geofilosofia – AGEAC, que busca apresentar a Filosofia nas diversas culturas antigas, além de aulas de meditação.

Neste dia 30/7, os temas serão “Estudo sobre a 4ª Dimensão”, às 17 horas, e “Despertando a inteligência”, às 18h30min. Para inscrições e informações: (85) 3476.9507/ 99626.1541 / 98879.1422.

Serviço*:

MERCADO DOS PINHÕES

(Praça Visconde de Pelotas, 41 – Centro)

Forró no Mercado

Quando: Sexta-feira (1/7), às 20h

Atração: Banda Cutuca a Burra

Arraiá no Mercado

Quando: Domingo (3/7), às 19h

Atração: Vicente do Arcodeon e Quadrilha Estação Junina

MERCADO DA AEROLÂNDIA

(BR-116, 5431 – Aerolândia)

Programação Especial

Quando: Sábado (2/7), às 19h

Atração: Xexéu e banda

Arraiá no Mercado

Quando: Domingo (3/7), às 17h30min

Atração: Oliveira do Nordeste e quadrilha junina Pé e Chão

ESTORIL

(Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

I TABAJARA JUNINO

Quando: Sexta-feira (1/7) e Sábado (2/7), às 19h

Atrações: Os Transacionais, Forró Só no Remelexo, Batukaya Sound e quadrilhas (1/7). Bloco Luxo da Aldeia, Forró de Xote e quadrilhas (2/7).

PROGRAMAÇÃO FESTEJOS JUNINOS

Arraiá Vila da Esperança

Quando: Dias 1 e 2 de julho

Onde: Polo de Lazer do Conjunto Esperança. Avenida Contorno Norte, ao lado da Igreja da Matriz (Regional V)

XXIII Festival de Quadrilhas Juninas do Parque Araxá

Quando: Dias 1 e 2 de julho, das 19h às 2h

Onde: Praça do Parque Araxá ao lado da Escola Ari de Sá – Parque Araxá (Regional III)

PASSEIO PÚBLICO

(Rua Dr. João Moreira, S/N – Centro)

Passeio Instrumental

Quando: Sábado (2/7) e Domingo (3/7), às 12h30min

Atrações: Trio Realce – Carlinhos Perdigão, Abraham Paiva e Rafael Souza Lima (2/7) e Trio Mistura Brasileira – Moacir Bedê, Marco Túlio e Nilton Fiore (3/7)

Piquenique

Quando: Domingo (3/7), às 9h30min

Atração: Vivência musical com o maestro Marcos Pedroso

EXPOSIÇÕES

Exposição “Firmezas – Resistência Poética”

Onde: Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro)

Visitação: Terça à sexta das 9h às 18h e aos sábados de 9h às 17h. Até 30 de julho.

Mais informações: 3101.8827

Exposição “O Sertão Alegre de Babinski: figuração e oralidade no Ceará”

Onde: Museu da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Visitação: Das 9h às 19h e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Até 31 de julho.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DOLOR BARREIRA

(Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

Contação de Histórias

Quando: Quintas-feiras, às 9h e às 14h

Mediante agendamento, feito pelo telefone (85) 3105.1299.

Workshop de Geofilosofia e Meditação

Quando: Quinta-feira (23/6) – 1ª aula às 17h e 2ª aula às 18h30min

Temas: “Estudo sobre a 4ª Dimensão”, às 17h e “Despertando a Inteligência” às 18h30min.

*Programação sujeita a alterações