Prefeito Carlin inaugura maior escola da rede pública de Contagem

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, inaugurou na última quarta-feira (29), a Escola Municipal Senador Luís Carlos Prestes, no bairro a maior unidade da rede pública municipal. A escola é equipada com quadra poliesportiva, 14 salas de aula, laboratório, salas de informática, pátio coberto, biblioteca e projeto de acessibilidade.

A nova unidade funcionará nos turnos manhã e tarde, atendendo desde a educação infantil até o último ano do ensino fundamental. Em breve, a Prefeitura entregará outra unidade escolar no bairro Sapucaias II.

Durante a inauguração, Carlin Moura falou sobre os investimentos e destacou a ampliação das vagas no ensino fundamental em Contagem. "Foram investidos mais de R$ 12 milhões na construção desta escola e da segunda, que será entregue, ainda nos próximos meses, aqui na região do Petrolândia. Juntas, elas atenderão mais de 1800 estudantes.

Carlin Moura, que recebeu o prêmio de "Prefeito Amigo da Criança", pela Fundação Abrinq, em Brasília, na semana passada, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes, enfatizou ainda o papel social das unidades de ensino. "Para que possamos melhorar a qualidade de vida de nosso povo, o que devemos ter de mais grandioso na cidade são as escolas e o projeto pedagógico adequado para elevar a aprendizado de nossas crianças e adolescentes", frisou.

Em 2015, Contagem passou a integrar a Rede Global de Cidades Aprendizagem da Unesco, pelos investimentos no setor educacional pelas ações que têm envolvido todos setores da sociedade na educação de crianças e jovens do município. Atualmente, 26,4% receita própria é investida na educação. Nos últimos três anos e meio, a atual gestão entregou nove novos Cemeis e reformou 40 escolas de ensino fundamental. A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) é outra prioridade e, hoje, mais de 3 mil jovens são beneficiados com ensino médio e técnico, que é referência no país.

O secretário municipal de Educação, professor Ramon, lembrou que a busca contínua pela qualidade do ensino/aprendizagem passa também pela aproximação com as famílias dos estudantes, que vem recebendo visitas dos articuladores comunitários.

"A equipe de governo vem trabalhando para garantir a entrega de novos equipamentos de educação para os contagenses e melhorar cada vez mais o ensino na cidade. A Escola Municipal Senador Luíz Carlos Prestes será revolucionária por conta, também, do excelente trabalho que será desenvolvido pelos educadores", acrescentou Ramon.

O vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, prestigiou a solenidade e elogiou a atuação da gestão municipal no campo da educação. "O prefeito tem um governo verdadeiramente popular, pois possui o que é mais essencial para o desenvolvimento social de uma cidade: a atenção especial às crianças e adolescentes", afirmou.

Como prova disso, a estudante Sara Cristina dos Santos, da Escola Municipal Paulo Cézar Cunha, leu uma carta de agradecimento ao prefeito, representando todos os alunos, familiares e comunidade presentes. "Obrigada pela atenção e pelo carinho, prefeito. É muito bom ter você como nosso amigo", destacou a aluna.

O vice-prefeito de Contagem, João Guedes, salientou a importância da priorização da educação na gestão pública. "Posso afirmar que, ao abrir novas escolas, estamos fechando penitenciárias. É imprescindível educarmos nossas crianças e jovens para serem solidárias com o próximo", aponta Guedes.

Nessa mesma linha, o vereador Jair do Tropical confirmou o esmero com que o prefeito Carlin Moura trata a educação pública em Contagem. "A cada escola aberta, novas oportunidades positivas surgem para as pessoas. Prefeito, continue iluminando a vida de todos os contagenses com todas essas obras entregues para a população", conclamou

Entusiasmada com o novo desafio, a diretora da unidade, Sandra Mary Melo Oliveira, afirmou que a abertura de mais uma escola é o que trará mais benefícios a curto, médio e longo prazos para a região. "Devemos cada vez mais ocupar todos os espaços da cidade com educação, desenvolvimento social e cultural. A Escola Municipal Senador Luíz Carlos Prestes será um equipamento muito querido por toda a comunidade do bairro Sapucaias", valoriza a diretora.

Para animar as crianças e familiares, o evento foi aberto com um musical baseado na aclamada animação da Disney, "Frozen". Além dessa atração, alunos da educação infantil de escolas da região encantaram o público com apresentações circenses musicais.

Também prestigiaram a cerimônia de abertura da escola, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Marilene Pimenta; a presidente da Funec, Ana Carolina Caram; e o presidente do PCdoB-Minas, deputado Wadson Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Contagem
Fotos: Elias Ramos