China não aceitará arbitragem sobre Mar do Sul, diz porta-voz militar

Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, disse, na quinta-feira (30), em uma coletiva de imprensa que o país não aceitará a arbitragem levantada pelas Filipinas sobre o Mar do Sul da China nem participará dele. "A China não aceita nenhum meio de solução de disputas de terceiros nem nenhuma solução imposta sobre a China."

Pista da Base Aeronaval chinesa na ilha Yongxing, no Mar da China

O porta-voz também falou sobre outros temas.

Os países membros da Organização de Cooperação de Shanghai realizarão um exercício militar conjunto contra o terrorismo em setembro no Quirguistão, disse Wu. Cerca de 11 mil tropas participarão do exercício.

O 7º Fórum de Xiangshan será realizado em Beijing de 10 a 12 de outubro para que os funcionários de defesa e acadêmicos internacionais discutam um novo padrão nas relações internacionais.

Wu também disse que a China empregará diversos meios para melhorar a proteção de segurança e a capacidade de reação rápida de suas tropas de manutenção da paz da ONU. A determinação da China para proteger a paz mundial não será afetada pelas dificuldades e os obstáculos, acrescentou.