Democratas e republicanos procuram acertar candidatos a vice nos EUA

Os partidos Democrata e Republicano dos Estados Unidos estão trabalhando para obter quem serão os colegas de cédula de seus potenciais candidatos presidenciais, Hillary Clinton e Donald Trump, respectivamente.

Donald Trump e Hillary Clinton

O momento decisivo para os aspirantes à vice-presidência de Hillary se situa a menos de três semanas da convenção e o círculo reduz-se a poucas figuras. Entre elas está o senador por Virginia Tim Kaine, a senadora por Massachusetts Elizabeth Warren, e o secretário do Departamento de Moradia e Desenvolvimento Urbano, Julián Castro.

Segundo artigo do The Hill, publicado na segunda-feira (4), após meses de manobras, um deles está a ponto de se converter no escolhido.

A equipe de Hillary mantém a eleição vice-presidencial em um pequeno círculo de assessores, que inclui o ex-presidente Bill Clinton, o presidente da campanha, John Podesta, o chefe de campanha Robby Mook, o ex-assessor Cheryl Mills, o assessor principal de políticas Jake Sullivan e o advogado James Hamilton, segundo fontes de seu meio.

As mesmas fontes disseram que o processo de meses de duração se encontra em suas últimas etapas, ainda que se espera que Hillary faça seu anúncio após a convenção dos republicanos.

Além de Kaine, Warren e Castro, também se ventila o nome do senador por Ohio, Sherrod Brown, que representa o estado que será um importante campo de batalha das eleições gerais.

Algumas fontes na campanha de Hillary estimam que Warren e Brown são bons nomes, mas representam estados com governadores republicanos, o que iria contra os planos de recuperar o Senado.

Enquanto os democratas mantêm seu processo em segredo, o republicano Donald Trump não esconde suas entrevistas com prováveis colegas de chapa.

Trump anunciou seu encontro com o senador Joni Ernst (R-Iowa) e também confirmou no Twitter que teria se reunido com o governador de Indiana Mike Pence e sua família durante o fim de semana.

O ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e o governador de Nova Jersey Chris Christie também estão cotados, bem como a governadora de Oklahoma Maria Fallin, o ex-senador Scott Brown e os senadores Jeff Sessions (R-Alabama) e Bob Corker (R-Tennesse). A Convenção Nacional Republicana acontecendo em 23 de julho.