Reunião discutirá prioridades do Sistema de Aeroportos em SC

Por proposição do deputado Cesar Valduga (PCdoB), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina fará, nesta quarta-feira (6), uma reunião às 17h, na sala de Comissões para debater o Sistema de Aeroportos do Estado. A intenção, conforme o deputado é discutir sobre a formulação de prioridades de investimentos em infraestrutura aeroportuária no Estado.

infraero

Está prevista a participação de representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina, prefeitos, administradores de aeroportos, representantes de associações comerciais e industriais e associações de municípios.

Conforme o parlamentar, dos 23 aeroportos catarinenses, apenas o de Joinville, Navegantes, Florianópolis e Forquilhinha são administrados pela Infraero. Além destes, seguem com voos regulares os aeroportos de Chapecó, Correia Pinto e Jaguaruna.

Segundo a Infraero, estão previstos investimentos do governo Federal em 13 aeroportos catarinenses, sendo que os de Joinville, Jaguaruna e Correia Pinto têm as melhores condições para atendimento. Enquanto Navegantes apresenta problemas no tamanho da pista e há dificuldades no necessário processo de desapropriação. Já o da Capital segue com problemas de acesso, da construção de um novo terminal e o consequente processo de concessão.

“Temos compreensão da importância do posicionamento estratégico do Aeroporto de Chapecó. É o único aeroporto que atende todo o Grande Oeste catarinense, noroeste do Rio Grande do Sul e o sudoeste paranaense. Para se ter uma ideia, de 2014 em relação a 2015, o número de usuários do aeroporto de Chapecó subiu 8,4%. Com uma cidade de quase 200 mil habitantes, receber mais 420 mil usuários em 2015, nos faz querer debater quais são as prioridades de investimentos em nossos aeroportos. Logicamente que precisamos contemplar todas as regiões do Estado, visando primeiramente o desenvolvimento econômico. No entanto, temos de atender as demandas e hoje é fundamental que se discuta o investimento os governos Federal e Estadual no aeroporto de Chapecó”, argumentou o parlamentar.