Dirigente do PCdoB visita embaixada do Vietnã em Brasília

O secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, José Reinaldo Carvalho visitou nesta terça-feira (12) a Embaixada da República Socialista do Vietnã, onde foi recebido pelo Embaixador Nguyen Van Kien.

José Reinaldo Carvalho e o embaixador do Vietnã, Nguyen Van Kien, na embaixada do país asiático em Brasília

Foi um “encontro de camaradas”, disse Reinaldo, que transmitiu por intermédio do diplomata vietnamita os agradecimentos da direção do PCdoB pela “magnífica” organização pelo Departamento Internacional do Partido Comunista do Vietnã (PCV) da reunião do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários.

A reunião teve lugar na Cidade Ho Chi Minh, no sul vietnamita, nos dias 2 e 3 de julho, e contou com a presença, além do PCV e do PCdoB, de partidos irmãos da Bélgica, República Tcheca, Cuba, França, Grécia, Índia, Líbano, Nepal, Portugal, Rússia e África do Sul.

A mais importante decisão foi marcar para os dias 27 a 30 de outubro deste ano, em Hanói, capital vietnamita, o 18º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, quando estarão em debate a crise do sistema capitalista e a ofensiva imperialista, as estratégias e táticas desses partidos na luta pela paz, os direitos dos trabalhadores e dos povos, pelo socialismo.

O dirigente do PCdoB reiterou ao embaixador a opinião do Partido de que a realização do próximo Encontro Internacional no Vietnã é uma garantia do elevado nível das discussões, do esforço pela unidade e pela tomada de decisões justas, além de assegurar um elevado nível de organização.

As delegações internacionais, segundo Reinaldo, mantiveram contato com a realidade vietnamita, mesmo durante uma curta visita. “Depois de mais de uma década desde minha última visita ao Vietnã, vi durante os poucos dias em que lá ficamos agora, uma nação pujante, um povo trabalhador, presenciei uma dinâmica vida econômica, social e cultural. É impressionante o progresso da cidade Ho Chi Minh”, disse, ao relatar ao embaixador o encontro que as delegações internacionais mantiveram com o prefeito da cidade, Nguyen Than Phong, e outras autoridades locais.

A delegação, segundo o secretário do PCdoB, viveu também momentos emocionantes, como durante as visitas ao Museu dos vestígios da Guerra, com imagens chocantes sobre o massacre perpetrado pelos imperialistas estadunidenses contra o povo vietnamita, e aos túneis de Cu Chi, um fabuloso estratagema que os guerrilheiros utilizaram na luta contra as tropas agressoras.

Na audiência desta terça-feira, o Embaixador Nguyen Van Kien e José Reinaldo Carvalho fizeram um produtivo intercâmbio de informações e opiniões sobre assuntos de interesse comum. O embaixador vietnamita atualizou as informações sobre o litígio que envolve o Vietnã, a China e outras nações asiáticas sobre a posse de arquipélagos em zona marítima fronteiriça. O dirigente do PCdoB informou sobre o desenvolvimento da situação política brasileira, reiterando a opinião do Partido de que o golpe em curso no país cria mais instabilidade política e fere a democracia.

Durante a audiência, o Embaixador Nguyen Van Kien referiu-se também às potencialidades das relações entre o Brasil e o Vietnã, que se desenvolvem em benefício de ambos os países e povos.