Argentinos dançam tango para protestar contra tarifaços de Macri

Uma manifestação diferente e, no mínimo, divertida, tomou conta das ruas de Buenos Aires nesta terça-feira (12). Centenas de argentinos se reuniram em frente à Assembleia Legislativa para dançar! Ao som de tangos e milongas, os bailarinos protestaram contra o aumento abusivo de tarifas de serviços básicos desencadeado pelo governo Macri, que hoje já ameaça o funcionamento de vários centros culturais no país.

Tango na Argentina - AFP

A manifestação foi promovida pela Associação de Organizadores de Milongas e Tangos. Além de protestar contra os tarifaços, os bailarinos também exigem uma lei de fomento à milonga.

“Não aguentamos mais os aumentos das tarifas e o abandono do Estado sobre nossa atividade”, afirmou Cecilia Troncoso, organizadora da milonga “La Viruta”, lugar que em suas melhores noites reúne cerca de 400 pessoas.

Outra das queixas dos milongueiros foi o fechamento de seis estabelecimentos, pelo que responsabilizam a Agência Geral de Controle da Cidade de Buenos Aires.


Foto: AFP

Os “tarifaços” impulsionados por Mauricio Macri já são responsáveis pela perda de mais de 30% do poder de compra do salário mínimo. Isso porque, só as tarifas de energia e gás aumentaram até 500%; os combustíveis já sofreram três reajustes em seis meses, cada um de aproximadamente 30%; enquanto itens básicos da cesta básica também estão mais caros e as tarifas do transporte público praticamente dobraram o valor.