Membros do PC da China responderão por má administração

O Partido Comunista da China (PCCh) publicou um regulamento interno que responsabiliza os funcionários do Partido por má liderança.

Membros do PC da China preparam-se para reunião da Assembleia Popular Nacional

O regulamento intensifica a base para o Partido operar estritamente e envia sinais fortes de que os funcionários devem ser responsáveis por seus trabalhos.

O novo regulamento introduziu um mecanismo de responsabilidade para que seja aplicado em todos os níveis e divisões dentro do Partido.

Ele visa líderes dos comitês do Partido e comitês de inspeção disciplinar em vários níveis e os responsabiliza por graves consequências provocadas por negligência ou fraca execução.

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh, no fim de 2012, funcionários responderam por uma série de casos de corrupção em todo o país. Mesmo quando não estão diretamente envolvidos, são responsáveis pelas ações de subordinados.

O mecanismo de responsabilização se tornou um instrumento poderoso depois do 18º Congresso Nacional do PCCh. Mais de 45 mil membros e funcionários do Partido são inclusos nesse sistema.

No entanto, não é perfeito. Tem 119 documentos sobre medidas de responsabilização, cuja maioria foca em acidentes e incidentes e pouco aborda a má administração.

O novo regulamento somou as existentes regras e esclareceu os temas, situações e punições no mecanismo de responsabilização.