Correios: Procon Fortaleza investiga atraso de correspondências

O Procon Fortaleza notificou na última segunda-feira (18/07) a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para que preste esclarecimentos sobre o atraso e extravio de correspondências. Consumidores denunciaram a espera por mais de 30 dias acima do prazo de entrega contratado, além do desaparecimento de produtos postados. A investigação preliminar, aberta pelo Procon Fortaleza, pode resultar em multa de até R$ 11 milhões para a estatal.

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Durante os últimos meses, consumidores também se queixaram de contratar o serviço de entrega dos Correios, via Sedex, que promete o envio mais rápido de correspondências. Mas segundo as denúncias, o prazo para esse serviço, que é mais caro se comparado às taxas praticadas pelos Correios, não foi cumprido. O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) dos Correios foi criticado pelos consumidores, que relataram descaso no acompanhamento das reclamações feitas à Empresa.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, lembra que o consumidor não pode ser penalizado pagando juros e multas de boletos bancários entregues com atraso pelos Correios. "A responsabilidade pela demora de correspondência não é do consumidor que, inclusive, paga pela promessa de um serviço eficiente com qualidade e rapidez na entrega".

Cláudia Santos também explica que, caso o consumidor tenha pago o boleto entregue com atraso, arcando com juros e multas, é possível pedir a devolução do valor nos órgãos de defesa do consumidor, mas apenas em situações de atraso na entrega, ressalta a diretora.

Saiba mais

Atraso ou extravio de licenciamento de veículo, carteira de motorista, boletos bancários, cartões de crédito e guias para pagamento de impostos foram algumas das reclamações dos consumidores contra os Correios.

Atendimento Virtual

Para registrar uma reclamação pela internet, o consumidor pode entrar no portal www.fortaleza.ce.gov.br e clicar no link "acesse os nossos serviços". Logo após, é só clicar em Defesa do Consumidor e escolher a opção DENÚNCIA VIRTUAL (apenas denunciar) ou RECLAMAÇÃO VIRTUAL (para abrir uma reclamação de um problema pessoal que requer intermediação do Procon).

Atendimento Presencial

Também é possível abrir uma reclamação nas unidades físicas do Procon Centro (Rua Major Facundo, 869); ou no Procon Vapt Vupt Messejana (Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 602), ao lado do Terminal de Ônibus de Messejana.

Mais informações pela Central de Atendimento 151 no horário comercial.