EUA: Primeiro dia de convenção registra tensão entre republicanos

O primeiro dia da Convenção Nacional Republicana, encontro de quatro dias na cidade de Cleveland, estado de Ohio, que servirá para nomear o candidato oficial do partido conservador para as eleições presidenciais de novembro ficou marcado por uma série de tensões e de tumultos entre apoiantes e detratores de Donald Trump, que muitos delegados não querem como candidato do seu partido nas próximas eleições.

Marc Perez

Opositores de Trump não conseguiram que a candidatura do milionário fosse a votos, para que candidatos alternativos pudessem ser também escolhidos e votados. Mike Lee, Senador do estado de Utah, disse à Associated Press que a cena a que tinha estado a assistir era “surreal”. Vários dos delegados que se envolveram em intensas discussões com os apoiantes de Donald Trump queixaram-se da forma como a Convenção estava a ser gerida:

“Somos delegados cujas vozes são silenciadas. Não se podem ouvir as nossas vozes porque esta é uma Convenção manipulada. Não tivemos o direito de expressão a nossa opinião de forma alguma,” disse Marc Perez, delegado que se opõe à nomeação de Donald Trump como candidato Republicano.

Jeanne Sever, delegada do estado da Georgia, apoiante de Donald Trump, disse que o importante era que a opinião da maioria tinha sido ouvida: “A opinião de Trump e dos simpatizantes de Trump foi prevaleceu, assim como a opinião da América. Catorze milhões de pessoas o escolheram. As vozes delas merecem ser ouvidas e estamos aqui para que isso aconteça.”

Ausências importantes no primeiro dia da Convenção

A imprensa destacou que muitos notáveis do partido não apareceram na Convenção no primeiro dia, o que não passou despercebido por alguns dos gestores da campanha de Donald Trump. Paul Manafort, um deles, disse esperar que os membros do clã Bush marcassem presença na Convenção.

“Esperemos que quando a família Bush decidir participar no processo político, se junte a nós, pois serão bem-vindos. E o governador do Ohio também deveria participar, pois é difícil quando o governador do estado onde se realiza a Convenção não participa no processo”.

A ausência de membros importantes do Partido Republicano mostra a dificuldade que Trump tem tido para convencer o establishment do partido conservador de sua candidatura e dos obstáculos com que terá de lidar se quiser que os Republicanos o apoiem, depois das posições consideradas xenófobas e racistas em relação a temas como a emigração e as relações com países como o México.

Trump procura amolecer os corações republicanos colocando sua família para falar por si, para que pareça afável e homem de família. A ação foi levada a cargo por sua esposa, que nada fez durante a campanha pela nomeação. Melanie Trump ocupou um papel secundário, até terciário, desde que o empresário anunciou a sua candidatura. Trump decidiu que a esposa seria apresentada aos delegados presentes.

Confira no vídeo: