Natal é palco de debate nacional sobre ameaças à Educação Pública

Entre os dias 4 e 7 de agosto, Natal (RN) será palco da instância máxima deliberativa do PROIFES-Federação. Delegados e observadores, representando os sindicatos federados de todas as regiões do país, estarão reunidos em torno da discussão dos principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e institutos federais.

Encontro PROIFES

Com o conhecimento da formação histórica brasileira, a filósofa, escritora e artista plástica Marcia Tiburi fará a palestra de abertura do XII Encontro Nacional do PROIFES-Federação com a abordagem do tema Democracia e Intolerância, na perspectiva de promover a reflexão e descoberta dos valores democráticos e desvelar as contradições, preconceitos e práticas que caracterizam os movimentos autoritários no Brasil.

Durante os quatro dias de evento, num espaço já consolidado para o debate de ideias e deliberações, professores federais discutirão a conjuntura nacional, as perspectivas do movimento sindical brasileiro, os desafios do movimento docente, o futuro do Plano Nacional de Educação e do Fórum Nacional de Educação, as Carreiras Docentes do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, entre outros temas.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, o Encontro Nacional já se consolidou como um momento para importantes deliberações de estratégias para atuação política e fortalecimento do movimento sindical. “Foi neste espaço que, ao longo de nossa organização por um novo movimento docente, aprovamos a transformação do PROIFES Fórum em Federação, debatemos o nosso modelo de organização e a estrutura do Estatuto, por exemplo”, afirmou o dirigente.

De acordo com o presidente do PROIFES, professor Eduardo Rolim, a edição terá duas discussões centrais: a preparação para a campanha salarial que começa já no ano que vem e as ações do PROIFES-Federação para combater as medidas do Governo que fragilizam os trabalhadores e a educação.

Em sua 12ª edição, o Encontro será realizado em um momento de crise política e de ameaças à Educação Pública, com um golpe de Estado em curso, e será importante para reposicionar a Federação na atual quadra política. “É o momento de reafirmamos que nossa defesa foi e é a da Democracia. Ao mesmo tempo acho que o cenário se torna mais complexo e os dirigentes e a categoria terão uma tarefa árdua pela frente, garantir nossos ganhos e fazer voltar a democracia”, pontuou Wellington Duarte.

A expectativa é de que as discussões promovam uma reflexão coletiva e acúmulo do conhecimento do modelo de organização da Federação.

Delegação do Rio Grande do Norte

Em votação eletrônica, realizada entre os dias 13 de junho e 08 de julho, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte elegeram os delegados do ADURN-Sindicato à 12ª edição do Encontro Nacional do PROIFES-Federação.

Com o registro de 457 votos, foram eleitos os professores Alessandro Augusto de Azevedo (departamento de Práticas Educacionais e Currículo), Ana Laudelina F. Gomes (departamento de Ciências Sociais), Dirceu Ribeiro de Faria (aposentado), Gilka Silva Pimentel (Núcleo de Educação Infantil), Guttenberg Martins (departamento de Engenharia Civil), Haroldo Loguercio Carvalho (departamento de História), João Bosco Araújo da Costa (departamento de Ciências Sociais), Klayton Galante Sousa (faculdade de Ciências da Saúde do Trairi), Lygia Maria de F. Melo (Escola de Saúde), Maria Angela Ferreira (departamento de Odontologia).

O professor Wellington Duarte, presidente do ADURN-Sindicato, é delegado de diretoria, conforme estatuto do PROIFES-Federação.

Confira a programação.