Descaso com o povo: Temer extingue secretaria de Inclusão Social

Logo após o anúncio do governo interino de Michel Temer sobre a fusão do ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) com o ministério da Comunicação, formando o ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicações, era notório que muitos retrocessos ocorreriam no setor. Há denúncias do fim de políticas públicas voltadas para a população menos favorecida, com a extinção da Secretaria de Inclusão Social.

Inclusão social

A pasta é responsável por popularizar o conhecimento científico e tecnológico, gerar emprego e renda, promover pesquisas e executar políticas públicas para a população de baixa renda e deficiêntes.

Em vídeo, políticos e especialistas da área criticam decisão. Mariana Taccolline, estudante de sociologia e estagiária na Secretaria, explica a gravidade da extinção da pasta e critica a falta de comprometimento do governo Temer e o desconhecimento do ministro Kassab sobre a importância da instituição para o desenvolvimento social do país. Para ela, é inadmissível o descaso do governo com a população mais carente.

Dentre os vários projetos da Secretaria, um dos mais importantes programas, são os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que são espaços organizados nas comunidades, responsáveis por organizar e disseminar o conhecimento técnico e científico da população. “São quase 500 espalhados por todo o brasil”.

Os centros são responsáveis pela formação e profissionalização das pessoas “para que elas possam ser inseridas no mercado de trabalho, portanto, uma importante fonte de geração, emprego e renda”.

Mariana explicou que há ainda um trabalho dentro dos CVTs voltados especificamente às mulheres, que visam o combate à desigualdade de gênero e às populações com deficiência, responsável por criar e executar políticas públicas, promovendo pesquisa e desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Além dos programas de inclusão digital, que leva o acesso à internet e o de tecnologia, para cidades sustentáveis.

Para ela, toda a sociedade que apoia o desenvolvimento social do país, e principalmente as pessoas contempladas pelas políticas públicas devem repudiar essa atitude.

Críticas

No vídeo, políticos, como os deputados federais Glauber Braga (Psol-RJ) e Alessandro Molon (Rede-RJ) criticaram o descaso do governo Temer com a promoção de ciência e tecnologia nacional, e falam da importância da independência tecnológica do Brasil em relação às grandes potências mundiais.

Especialistas na área, como Flávio Henrique, presidente da Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), a conselheira Ana Beatriz Prazedes e o atleta de cadeira de Roda, Luiz Cláudio Pereira, rejeitam retrocesso de direitos já conquistados.

Assista abaixo: