Farc defendem políticas mundiais para a igualdade de gênero

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) defende a implementação de políticas mundiais para a igualdade de gênero e direitos das mulheres. Através de um comunicado publicado em suas mídias oficias, neste domingo (24), quando foi firmada a garantia de inclusão de gênero nos acordos de paz, a guerrilha expôs sua iniciativa de “se fazer como se sonha”.

Farc - Mulheres guerrilheiras - El País

No texto, os guerrilheiros defendem que todas as pessoas devem contar com os mesmos direitos políticos, civis, culturais e de todo tipo, e com as mesmas possibilidades para acessar ao bem estar social e aos bens comuns.

Neste domingo as Farc e o governo da Colômbia firmaram em Havan, Cuba, a incorporação de um ênfase de gênero nos acordos alcançados durante todo o processo dos Diálogos de Paz, iniciado em 2012. As duas partes asseguraram que os diálogos, a história e a verdade do conflito nunca estarão completas se as mulheres e as minorias não estiverem devidamente incluídas no processo.

“Hoje, 24 de julho, data nascimento do libertador Simón Bolívar, inspirados em seu exemplo e evocando sua memória, queremos saudar este magnífico acordo com o raciocínio do pai espiritual de Nossa América”, diz o texto.

A Guerrilha disse que a paz na Colômbia deve ter “rosto de mulher” e os acordos construídos na Mesa de Diálogos, e a contribuição inestimável da Comissão de Gênero tem este objetivo.