Investimento no aeroporto de Chapecó garantido no orçamento deste ano

Em audiência, nesta terça-feira (26), em Brasília, deputado Cesar Valduga (PCdoB) teve a confirmação de que os investimentos do aeroporto Serafin Enoss Bertaso serão contemplados ainda neste ano. Parlamentar se reunirá nesta quarta-feira com representantes do LabTrans para dialogar sobre a elaboração do Plano Aeroportuário do Estado. 

Cesar valduga em brasília

Uma comitiva formada por parlamentares e representantes da Fiesc esteve em Brasília, nesta terça-feira (26), com o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Reis Lopes, para discutir a situação dos aeroportos de Santa Catarina. A reunião é fruto de um encaminhamento realizado em reunião de trabalho da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em conjunto com a Comissão de Legislação Participativa.

No encontro, a SAC reconheceu como prioridade os investimentos para o aeroporto de Chapecó, que devem estar previstos no orçamento já deste ano. Conforme a secretaria, o valor do investimento se aproxima da casa de R$100 milhões. O secretário Dario Lopes confirmou a necessidade de elaboração de um Plano Aeroportuário para o Estado, e ressaltou a competência técnica do LabTrans, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para desenvolver o processo.

“A UFSC é a instituição que tem dado todo o suporte técnico para o planejamento nacional, inclusive já fez o Plano Aeroviário do Paraná e está elaborando o do Rio Grande do Sul. É uma questão de o governo do Estado sentar com a UFSC e alinhar isso”, afirmou o secretário.

ENCAMINHAMENTOS
Como encaminhamento da reunião, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) solicitou a representantes do LabTrans, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma reunião nesta quarta-feira (27), para debater a possibilidade de a universidade assumir a elaboração do Plano Aeroportuário do Estado, que definirá as prioridades de cada aeroporto de Santa Catarina. Conforme o parlamentar, a intenção é dar celeridade no processo de elaboração do Plano Aeroportuário para que até novembro deste ano, o projeto de modernização do Aeroporto de Chapecó seja concluído.

“O Estudo de Viabilidade Técnica (EVTA) do aeroporto de Chapecó já está finalizado, agora nosso empenho será na elaboração desse Plano Aeroportuário para que o projeto possa sair do papel até novembro. Chapecó já tem projeto, precisamos de vontade política para que o nosso aeroporto seja prioridade e se reafirme como referência para o Oeste, Paraná e Rio Grande do Sul”, afirmou Valduga.