Convenção confirma Alice como candidata à prefeitura de Salvador

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) oficializou neste domingo (31) sua candidatura à prefeitura de Salvador, durante convenção realizada no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA). A deputada estadual Maria del Carmen (PT) será a vice.

Alice candidata prefeitura de Salvador - Foto: Fernando Udo

Participaram da convenção integrantes de partidos aliados, como PT, PSB, PSD, e PTN. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), a secretária estadual da Mulher e presidenta nacional do PCdoB e deputada federal Luciana Santos, a presidenta municipal do PCdoB, Olívia Santana, o ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner e a senadora Lídice da Mata (PSB) estiveram no evento. Eles prestaram apoio à deputada na disputa para comandar o Palácio Tomé de Souza a partir de 2017.

Em seu discurso, Alice falou sobre a proposta do seu programa de governo, entre elas a “tarifa zero social” que visa beneficiar estudantes, desempregados e pessoas que recebem o Bolsa Família com tarifa zero em passagens de ônibus. A candidata também reafirmou seu compromisso nas políticas voltadas para a saúde e educação no município.

"Uma mais bem fixada em Salvador, que é Maria [del Carmen], que já foi secretaria em outro governo. Sempre teve vinculação muito grande. E Alice com a luta pela democracia. Eu entendo que nessa eleição vai ser fundamental discutir a democracia, em razão da eleição indireta que ate agora foi feita. Eu acho que vale essas duas guerreiras", afirmou o ex-ministro Jaques Wagner.

Segundo ele, a coligação busca uma proposta que apaixone os soteropolitanos. "Tudo que foi feito de estruturante na cidade teve o condão do governo estadual ou federal. Não vou dizer que ele [Neto] não fez nada, mas teve muita maquiagem. Não vejo medo. Vai depender muito de como a gente se apresente e ter um conjunto de forças reunido, como os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata. Temos tudo para fazer uma boa campanha", destacou.

“Para observar essa cidade, é preciso ter um olhar de mãe sobre seus filhos. É por isso, Alice, que hoje venho dizer que o meu partido não é o maior da nossa coligação, mas tenha certeza de que estará entre os mais leais educadores, para que nós possamos eleger a nossa prefeita”, discursou a senadora Lídice da Mata durante o ato.

No encontro, partidos aliados confirmaram 20 nomes de candidatos a vereador da capital baiana.

O evento também se transformou num ato em defesa da democracia e contra o golpe. Discursos de diversas lideranças, cartazes e faixas de protesto contra o retrocesso do governo provisório de Michel Temer marcam o encontro. Os pronunciamentos foram encabeçados principalmente por integrantes de movimentos sociais que protestam neste domingo em Salvador pela saída de Temer.

Farmacêutica por formação e servidora pública, Alice Portugal foi deputada estadual na Bahia por dois mandatos, de 1994 a 2002. Em 2002, elegeu-se deputada federal pelo estado, cargo que ocupa pela quarta vez.