UNA LGBT e UBM desfilam nos 140 anos de Jaraguá do Sul

No dia 25 de julho Jaraguá do Sul completou 140 anos. Em comemoração, a cidade organizou um desfile cívico onde várias entidades e associações da cidade se apresentaram. Jaraguá do Sul é uma cidade com uma cultura alemã bem forte e com tradições conservadoras, por isso, para dar uma pitada de diversidade ao desfile, a UNA – União Nacional LGBT de Jaraguá do Sul e a UBM – União Brasileira de Mulheres se apresentaram.

una lgbt e ubm de jaragua do sul

Não se pode reclamar da recepção. Apesar das entidades serem pouco conhecidas e de trazerem à tona pautas tabus, como por exemplo a violência contra a mulher e à população LGBT, receberam muitos aplausos. Muitas mulheres se identificaram com a causa e apoiavam com mais palmas e frases de carinho.

Um dos momentos mais lindos do desfile foi quando a União Nacional LGBT fez seu grito de guerra: "Uma, UNA é prá lutar pr mais direitos e liberdade de amar!"

É de extrema importância a visibilidade dos movimentos sociais de Jaraguá do Sul, pois ainda são muito recentes e com pouca adesão. Aos poucos, a cidade que é tão conservadora, machista e homofóbica em sua cultura, vai abrindo espaço para agregar diversidades e pautas tão urgentes quanto a situação de vulnerabilidade social de mulheres e LGBTs.

Desconsiderando uma pequena falha técnica: a responsável pela primeira apresentação não falou sobre a UNA no momento correto, pois pensou-se que as duas entidades eram a mesma, mas em seguida, o segundo responsável apresentou muitíssimo bem a União Nacional LGBT e o seu objetivo de luta.

No geral, o desfile foi um sucesso e as duas entidades ficaram realizadas em participar. UNA e UBM mostraram um pouco quem são e o que desejam, que no final, pode se definir em um mundo onde todos sejam tratados como seres humanos dignos de respeito.