Curso de Formação Feminista realizado pela UBM Jaraguá do Sul

Neste dia 06 de agosto a União Brasileira de Mulheres (UBM) de Jaraguá do Sul realizou um curso de formação feminista para mulheres. O curso aconteceu no CEU e contou com a presença de mais de 60 mulheres, dessas, 50% não filiadas. 

curso formação UBM Jaraguá do Sul

O tema da formação feminista era Materialismo Histórico Feminista, Feminismo Emancipacionista e História e Atualidades da UBM. O curso contou com a presença da representante da UBM, Janaína Zdebskyi, formada em Psicologia e mestrada em História, Conselheira do CEDIM e presidenta da UNA LGBT em Floripa.

Janaina apresentou o que é o feminismo emancipacionista, a corrente ideológica seguida pela UBM. Falou sobre o que é igualdade de gênero, desconstruiu conceitos preconceituosos que o senso comum tem sobre feminismo, explicou como ocorre a construção social do gênero e também citou as falácias do bioligicismo determinista, aquele que diz que mulheres são seres despossuídos de razão e desequilibrados, um dos principais conceitos que impossibilitou a emancipação feminina por muito tempo.

Janaina também introduziu a perspectiva materialista histórica feminista, apresentando ideias de teóricas feministas consagradas como Simone Beauvoir e Angela Davis, alinhando a luta feminista com a teoria marxista. A palestrante ainda explicou sobre a monogamia e como ela controla a mulher e permite ao homem fazer o que bem entender, tendo seus comportamentos sexuais justificados pela sociedade.

Na formação, a palestrante apresentou dados sobre a violência contra a mulher e como a população tolera esse absurdo, destacando as falácias mais discursadas pela sociedade, como a conhecida “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”.

A palestrante, que também é militante do movimento LGBT, relacionou o machismo com LGBTfobia, duas formas de violência e intolerância geradas por grupos conservadores de direita extrema e representados por políticos abomináveis como Jair Bolsonaro e Marcos Feliciano.

Em seguida, após a brilhante, clara e objetiva apresentação da palestrante Janaína, a mulherada feminista foi tomar um cafezinho e socializar, conversando sobre a condição feminina e se identificando uma na outra. Depois do café comunitário, o curso segue com a participação de Joice Pacheco, que substituiu Sara Ternes, Coordenadora Presidenta da UBM Santa Catarina, que por motivos pessoas não pode comparecer.

Joice, psicóloga e Coordenadora de Formação do núcleo de Jaraguá, apresentou a história da UBM, suas conquistas em 28 anos de luta e resistência. A UBM é uma entidade nacional, apartidária e sim fins lucrativos que surgiu em 1988 e que congrega mulheres na luta contra discriminação de gênero, racial, religiosa ou de qualquer natureza.

Joice apresentou as conquistas e participações mais importantes da UBM, como por exemplo, a Marcha das Mulheres Negras, a Marcha das Margaridas, a Primavera Feminista e o maravilhoso Ato pelo Fim da Cultura do Estupro organizado pelo núcleo de Jaraguá do Sul, que ocorreu no dia 4 de maio de 2016 em Jaraguá do Sul, e que contou com cerca de 200 manifestantes, todas e todos unidos por um ideal.

O evento foi o primeiro do gênero organizado pela UBM em Jaraguá do Sul, e a entidade pretende realizar outros. A discussão foi maravilhosa e a participação das mulheres presentes foi riquíssima. O público feminino contava com mulheres de todas as idades, todas as cores e todas as profissões, desde adolescentes até senhoras maravilhosas como a mãe da UBMista Marisa, a dona Gertrudes, que completa 77 anos dia 10 de agosto. Todas tinham algo a compartilhar sobre a condição feminina, sobre o machismo de cada dia e resistência feminista. Todas mulheres com vivências em comum, todas sobreviventes do patriarcado.

A UBM e as mulheres seguem em luta até que todas sejam livres, organizando atos como estes, desconstruindo preconceitos e emancipando mulheres.