Vanessa destaca denúncia de golpe no Brasil feita por senador dos EUA 

“O esforço para remover a presidente Dilma Rousseff não é um julgamento legal, mas um julgamento político”. A avaliação do senador estadunidense Bernie Sanders, do Partido Democratas, foi incluída, a pedido da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), nos Anais da sessão do Senado desta terça-feira (9) que analisa o pedido de impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff.  

Vanessa destaca denúncia de golpe no Brasil feita por senador dos EUA - Agência Senado

A nota do senador democrata, publicada no sítio dele da internet, nesta segunda-feira (8), diz ainda que “os Estados Unidos não podem ficar em silêncio enquanto as instituições democráticas de um dos nossos aliados mais importantes são prejudicadas. Nós devemos nos levantar para trabalhar em prol das famílias trabalhadoras e fazer com que esta disputa seja realizada com eleições democráticas”.

O pedido da leitura do comunicado pela senadora do PCdoB provocou tumulto na sessão, com os senadores golpistas, como Aloysio Nunes (PSDB-SP) , tentando impedir a leitura, falando por cima do discurso da senadora, com piadas e chicana: "Isso aqui não é centro acadêmico".

Vanessa destacou como fato de grande importância o comunicado do senador dos Estados Unidos, em que ele se manifesta "profundamente preocupado com o esforço atual para remover a presidente democraticamente eleita no Brasil, Dilma Rousseff. Para muitos brasileiros e observadores, o controverso processo de impeachment mais parece um golpe de estado."

Em seu texto, Sanders, que disputou a candidatura à presidência dos Estados Unidos com Hillary Clinton, também critica as medidas adotadas pelo presidente ilegítimo, Michel Temer como a extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

E condena a "substituição de uma administração diversa e representativa por um gabinete composto totalmente por homens brancos".

"A administração nova, que não foi eleita, rapidamente anunciou planos para impor a austeridade, aumentar a privatização e impor uma agenda social de extrema direita", prossegue o senador pelo estado de Vermont.

Em seu manifesto, Sanders ainda pede que os Estados Unidos quebrem o silêncio e solicitem que o Brasil faça novas eleições: "O esforço para afastar a presidente Rousseff não é um julgamento legal, mas político. Os Estados Unidos não podem ficar sentados em silêncio enquanto as instituições democráticas de um dos nossos mais importantes aliados estão indeterminadas. Nós devemos nos levantar pelas famílias trabalhadoras do Brasil e pedir que essa disputa seja resolvida com eleições democráticas."