Audiências públicas marcam balanço de mandato de Isaura Lemos

Deputada Isaura Lemos foi recordista na realização de audiências públicas no primeiro semestre de seu quinto mandato na Assembleia Legislativa de Goiás.

..

O primeiro semestre de 2016 do mandato da deputada Isaura Lemos (PCdoB) foi marcado pela realização de várias audiências públicas na Assembleia Legislativa de Goiás, em parceria com a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), de Goiânia. Todas elas contaram com a participação expressiva da sociedade, dada a importância dos temas debatidos, muitos deles abordando questões de interesse maior da população goiana e outros, de âmbito nacional, com consequências para todo o país. Em outra frente, a deputada Isaura Lemos prestigiou as mulheres com campanhas de incentivo à participação delas na política, homenageando figuras femininas representativas na história dos goianos.

Na área social, a deputada Isaura Lemos destaca as conquistas obtidas pelo Movimento de Luta pela Casa Própria (MLPC), que ajudou a criar, e que hoje é um dos principais núcleos de apoio às famílias que buscam o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O MLPC atua na busca das áreas para a construção dos imóveis e na consolidação efetiva da propriedade junto às famílias beneficiadas pelo programa. No último ano, cerca de 1 mil moradias foram edificadas. Isaura Lemos destaca o projeto de lei de sua autoria que obriga os órgãos públicos que cuidam da habitação a apresentarem lista, com transparência, das famílias que realmente preenchem os critérios para integrar os programas sociais nessa área.

Fórum de debate – As audiências públicas abriram espaço para que a população trouxesse ao conhecimento do parlamento suas pautas e prioridades. No primeiro semestre foram realizadas seis delas. Entre os temas tratados estão: 1) Aumento da tarifa, melhoria do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia e revisão do processo licitatório de concessão às empresas operadoras do sistema; 2) Paralisação dos processos de assentamento de famílias já contempladas pela reforma agrária em Goiás e a não continuidade do programa de reforma agrária no Estado; 3) Comunidade acadêmica se reúne para contestar Recomendação Nº 75, de 4 de abril de 2016, do Ministério Público Federal, para que o debate político dentro da universidade fosse suspenso; 4) Conselhos regional e federal de Enfermagem trazem a público relatório de inspeção em que denunciam as condições irregulares no funcionamento dos cursos EaD (Educação a Distância) e as consequências disso no atendimento aos pacientes; 5) Servidores públicos denunciam o desmonte do serviço público no país e o esfacelamento da previdência social, conforme Projeto de Lei Complementar 257 (PLP 257/2016); 6) Criminalização dos movimentos sociais, hoje enquadrados na Lei nº 12.850/2013, instituída para combater atos terroristas no país, foi repudiada por diversos segmentos da sociedade civil, culminando com o lançamento do manifesto de criação do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.

Transporte coletivo – O transporte público na Capital e região metropolitana foi o tema que abriu a agenda das audiências públicas no primeiro semestre (23/2/16). Na pauta, ações de cobrança às empresas operadoras por melhoria nos serviços, cumprimento de horários e transparência na equação dos custos que compõem a tarifa, além do pedido de revisão do processo licitatório que dá às empresas a concessão para operarem no sistema do transporte público. Isaura Lemos e Tatiana estão entre as parlamentares que se destacam no apoio às iniciativas que buscam ampliar os meios de transporte para os usuários, sobretudo com a intermodalidade destes, como se vê nas grandes metrópoles, que aliam bicicleta, ônibus, metrô e taxi.

Reforma agrária – Preocupada com a falta de políticas de governo para a consecução da reforma agrária em Goiás, a deputada Isaura Lemos promoveu audiência pública (17/3/16) para tratar do andamento de processos que estão paralisados no INCRA e do apoio aos assentados. “Entre a posse da terra e o retorno da produção tem uma distância muito grande, por isso, essas famílias precisam tanto do apoio do Estado e, se o tiverem, em breve estarão em condições de ver seu trabalho dando retorno para as comunidades onde estão instaladas”, diz ela. Na mesma audiência, o deputado José Vitti, representando o governador Marconi Perillo, falou sobre o projeto de lei que estabelece diretrizes para os assentamos e destina 0,5% da arrecadação estadual aos movimentos de luta pela reforma agrária no campo e na cidade. O projeto ainda não foi aprovado, conforme promessa feita pela bancada de deputados da base aliada do governo, presente à audiência.

Universidade livre – O momento político no Brasil, com a instalação do governo interino do vice-presidente Michel Temer, levou à realização de audiência pública (15/4/16) com a presença da comunidade acadêmica e dos reitores, com o fim de reprovar a Recomendação Nº 75, de 4 de abril de 2016, do Ministério Público Federal (MPF), para que o debate político dentro da universidade fosse suspenso. O documento encaminhado à Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e a outras 39 autarquias reprime a liberdade de expressão da universidade e seu direito legítimo de debater as questões de interesse nacional, pontuaram os reitores da UFG, Orlando Afonso Valle do Amara e do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva.

Formação profissional – A pedido dos conselhos regional (Coren-GO) e federal de Enfermagem (Cofen) a deputada Isaura Lemos promoveu audiência pública (31/4/16) com o fim de debater e alertar a sociedade para os perigos que representam o ensino a distância na formação dos profissionais da área de enfermagem. Na ocasião, as entidades apresentaram um panorama nacional e local dos cursos EaD (Educação a Distância) e seus reflexos na realidade, fruto do trabalho de inspeção de 315 polos de apoio presencial desses cursos, que constatou ausência de infraestrutura e condições de ensino, com descumprimento das diretrizes curriculares nacionais.

Serviço público – O Projeto de Lei Complementar 257 (PLP 257/2016), de autoria do governo federal, também ensejou a realização de audiência pública (7/6/16) com a presença de servidores públicos municipais, estaduais e federais que denunciam a intenção do governo de promover o desmonte do serviço público no país. Sob a alegação de que é preciso resolver o problema da dívida entre os estados e a União, o PLP 257/2016 propõe vincular os gastos com folha de pagamento à arrecadação da União, estados e municípios. A medida busca manter o pagamento de juros e amortizações da dívida ao sistema financeiro e altera a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em seu conjunto, o PLP prevê: suspensão de concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões e outras vantagens adquiridas, como gratificações, revisão dos regimes jurídicos dos servidores públicos e esfacelamento da previdência social.

Movimentos sociais – Atendendo a uma necessidade emergencial, dado o momento político porque atravessa o país, a deputada Isaura Lemos promoveu audiência pública (16/7/16) para se posicionar contra a criminalização dos movimentos sociais e os efeitos decorrentes da Lei nº 12.850/2013 que o instituiu. Na ocasião, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade denunciaram a prisão de lideranças do MST que lutam pela reforma agrária e que estão detidas em Goiás. Na audiência pública foi lançada a obra “Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2015”, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o manifesto de criação do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.

Outras ações do mandato

• Entrega do Prêmio Mulher Combativa, em parceria com a vereadora Tatiana Lemos. A homenagem, que já está em sua terceira edição, tem por objetivo fortalecer os movimentos feministas e suas conquistas políticas e sociais, bem como apoiar as mulheres na luta contra o preconceito, a discriminação de gênero e, sobretudo, no combate à violência da qual muitas ainda são vítimas.
• Entrega da Comenda Berenice Artiaga a 67 mulheres que se destacaram pela atuação política e social em defesa das causas feministas.
• Lançamento do livro “O Quarto Poder – Uma outra história”, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e palestra sobre a influência da mídia na estrutura de poder do Estado.