Campanha apoia fotógrafo que teve pedido de indenização negado

A decisão da Justiça de São Paulo de negar indenização ao fotógrafo Sérgio Andrade da Silva, que foi atingido por um tiro da bala de borracha da Polícia Militar quando fazia a cobertura de uma manifestação, gerou indignação e protestos nas redes sociais. Internautas criaram a hashtag ‪#‎culpadoporfotografar‬ em solidariedade ao jornalista.

Maycon Nunes fotografo - Reprodução/Facebook

Na decisão do juiz Olavo Zampol Júnior, da 10ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, o fotógrafo que, ao cobrir uma manifestação, coloca-se entre manifestantes e policiais assume o risco de ser alvejado em caso de confronto.

"Se o Sérgio Silva é culpado por exercer a sua função, por fazer o que é pago para fazer, por fotografar, fica aqui o meu manifesto! Eu sou cúmplice", afirmou o também fotógrafo Maycon Nunes.

"Cada vez mais o Judiciário mostra que não entende mada de justiça, mas continuaremos a fotografar e denunciar os erros de um Judiciário que cada vez mais perde credibilidade do povo do brasileiro", declarou também pelas redes sociais Rogério Rodrigues.