Brasil garante recorde de medalhas nas Olimpíadas

Nas edição das Olimpíadas do Rio 2016 o Brasil já garantiu com a medalha de prata conquistada neste sábado (20), por Isaquias Queiroz e Erlon de Souza na canoagem, o recorde de medalhas em uma única edição das Olimpíadas.

Rafaela Silva conquista medalha de ouro no judô nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Temos 16 medalhas já conquistadas e tem ao menos a prata garantida no futebol masculino e no vôlei masculino, atingindo 18 medalhas, batendo o recorde de 17 medalhas conquistadas em Londres 2012. E, caso o Brasil vença uma das duas finais, vamos bater o recorde de medalhas de ouro conquistadas em uma mesma edição dos jogos, superando as cinco de Atenas 2004.

E não é só isso. As disputas deste sábado no taekwondo, revezamento 4×400 metros, maratona e croos-country no centro de mountain bike. podem aumentar esse número.

Sobre o evento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, fem um balanço positivo.das Olimpíadas e classificou o evento como "icônico". Segundo ele, o resultado final da Olimpíada foi "muito positivo".

"Os Jogos foram realizados nos âmbitos de seus problemas sociais, seus hiatos sociais. Isso foi bom. Os Jogos ficaram perto da realidade do país e da sociedade. O Jogos não aconteceram em um bolha, afastado. E, sim, eu faria os Jogos aqui novamente", disse Bach.

Segundo ele, "com esses Jogos Olímpicos tão icônicos, o COI mostrou que é possível realizar os Jogos em outros países". "Não somente em países que estão no topo da lista do PIB. Nós mostramos que existe grande solidariedade entre os atletas e com os atletas. Nós conseguimos obter atenção do mundo todo, então podemos afirmar que o resumo dos Jogos é muito positivo", disse.

E acrescentou: "Tivemos exemplos fora das arenas também. A judoca brasileira Rafaela Silva que saiu da Cidade de Deus e se tornou uma campeã olímpica. Se olharmos para ela e virmos o que ela teve que superar foi um ensinamento não só no esporte, mas para todo mundo".

Em entrevista ao Portal Vermelho, o ex-ministro do Esporte na gestão de Lula e Dilma, o deputado federal Orlando Silvao (PCdoB), resgatou que foi esse o objetivo do governo brasileiro ao buscar sediar os jogos no país.

"O Lula concebeu Olimpíada e Copa do Mundo como parte desse processo de projeção do Brasil porque são os dois maiores eventos – não só esportivos, mas de visibilidade -, que o mundo tem. A abertura dos Jogos Olímpicos do Rio vai permitir que no mundo inteiro, bilhões de pessoas conheçam um pouco da cultura, da história e da força do Brasil. Há países que tentam se projetar no mundo pelo belicismo, como os EUA. O Brasil, pelas características históricas, políticas e culturais que possui, encontrou outras formas de se projetar", lembrou.