Lula move ação contra calúnias do jornal O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação contra o jornal O Globo pedindo reparação por danos morais por matéria caluniosa intitulada "Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula". A ação foi ajuizada no última terça-feira (18).

Lula Seminario - Paulo Pinto

O jornal das Organizações Globo publicou, no dia 12 de agosto, reportagem em que afirma que Lula seria dono de um apartamento triplex no Edifício Solaris, no Guarujá, litoral norte, e que o tal empreendimento estaria ligado de alguma forma ao doleiro Alberto Youssef.

Quando procurado para comentar a denúncia, o Instituto Lula conversou com o jornalista, que dona Marisa Letícia, exposa do ex-presidente, adquiriu a prestações uma cota no empreendimento e que a família não tem nenhum apartamento, muito menos um tríplex. O Instituto Lula fez este esclarecimento a tal jornal em mais de uma ocasião mas O Globo optou por disseminar a mentira repetida inúmeras vezes desde dezembro do ano passado.

O repórter insistiu na versão que bem entendeu, e a direção do jornal deu amplo destaque na versão impressa e na internet. No dia 14, o Instituto Lula respondeu ao Globo, "Lula não tem apartamento no Guarujá. E se tivesse?".

No sábado, dia 15 de agosto, o jornal incrementou o tipo de jornalismo que tem praticado, publicando que a atribuição da propriedade do imóvel por Lula foi confirmada por informações passadas pela "vizinhança", isto é, fofocas de corredor de prédio.

A matéria teve claro caráter difamatório e o mero registro burocrático do outro lado não compensa os danos morais causados pela veiculação de graves mentiras, diz a nota do Instituto Lula. Ainda mais que foram criadas relações que não existem entre uma cota de empreendimento adquirida a prestações pela família de Lula e Alberto Youssef, um criminoso reincidente. Aliás, Youssef é bem conhecido do juiz de primeira instância Sérgio Moro, pois que foi o delator do caso Banestado, promovido e arquivado pelo juiz em questão.