EUA: Trump mantém projeto de deportação em massa de imigrantes

O candidato presidencial republicano, Donald Trump, assegurou nesta segunda-feira (22) que mantém sua proposta de deportar cerca de 11 milhões de imigrantes sem documentos que residem nos Estados Unidos, ainda que deseja encontrar uma solução "justa e firme" para o problema.

Donald Trump

Em entrevista para a rede de televisão Fox News nesta segunda, o empresário nova-iorquino esclareceu que não se retrata da iniciativa, apesar da declaração de Kellyanne Conway, diretora de comunicações da campanha republicana, que afirmou que o assunto está ainda "pendente".

Ao iniciar sua corrida pela Casa Branca em 2015, o multimilionário propôs erigir um muro na fronteira com o México para deter a entrada de imigrantes, e criar uma força de deportação para expulsar quem mora nos Estados Unidos sem autorização, declarações que provocaram a rejeição dos eleitores latinos, que são um elemento decisivo nas urnas.

No entanto, na convenção do Partido Republicano em julho passado, porta-vozes da campanha de Trump prometeram que se este chegasse à presidência não levaria a cabo a promessa de expulsões em massa de estrangeiros.

Segundo o site RealClearPolitics, a candidata democrata, Hillary Clinton, supera hoje por 5,5 pontos (47 a 41,5%) Donald Trump em nível nacional, com vista às presidenciais de novembro próximo.