Jornal argentino Página 12 lança livro sobre golpe no Brasil

O jornal argentino Página 12, maior publicação impressa progressista do país, lançou neste domingo (21) a edição física do livro Golpe no Brasil – Genealogia de uma farsa, sobre o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. O exemplar será comercializado junto ao jornal que pode ser encontrado em todas as bancas do país.

Dilma Rousseff

A publicação, que é uma produção do Clacso (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais), Octubre Editorial e Umet (Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho), traz artigos escritos durante os meses de abril e junho, quando se iniciou o processo de impeachment de Dilma.

Entre os autores dos artigos do livro, de 184 páginas, estão o escritor Frei Betto; o teólogo Leonardo Boff; o professor da Universidade de Coimbra Boaventura de Sousa Santos; o sociólogo marxista Michael Löwy; o jornalista uruguaio Raúl Zibechi, e os jornalistas norte-americanos Amy Goodman e Glenn Greenwald, além de outras personalidades.

Na apresentação, o editor do livro, o secretário-executivo do Clacso, Pablo Gentili, afirma que a publicação “pretende ser o testemunho de um momento trágico da história latino-americana”.

“Os autores aqui presentes nos ajudam a entender como foi gestado e que perspectivas se abrem no complexo processo de desestabilização da ordem democrática que vive atualmente o Brasil”, diz o texto. A publicação traz também declarações de entidades a favor da democracia no Brasil e entrevistas realizadas com a mandatária e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O julgamento final do processo de impeachment está marcado para começar na próxima quinta-feira (25). O livro, em espanhol, está disponível na biblioteca virtual do Clacso. Ainda não há uma edição brasileira da obra.

Baixe o arquivo na íntegra em PDF.