Prefeitura de Fortaleza: Ibope confirma liderança de Roberto Cláudio

A primeira pesquisa Ibope/TV Verdes Mares sobre o a disputa à Prefeitura de Fortaleza confirma o candidato Roberto Cláudio (PDT), que pleiteia reeleição, na liderança, seguido por Luizianne (PT) e Wagner (PR) em empate técnico. Divulgada na noite da última segunda-feira (22/08), o levantamento apresenta números parecidos aos apresentados pela pesquisa O POVO/Datafolha.

Prefeitura de Fortaleza: Ibope confirma liderança de Roberto Cláudio

Segundo os números do Ibope, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) soma 29% das intenções de voto, seguido por Capitão Wagner (PR), com 21%, e Luizianne Lins (PT), com 18%. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o deputado estadual e a ex-prefeita estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

A pesquisa Ibope aponta ainda que Heitor Férrer (PSB) tem 9%, Ronaldo Martins (PRB) atinge 4%, João Alfredo (Psol) aparece com 2% e Tin Gomes (PHS) e Francisco Gonzaga (PSTU) atingem 1% cada. 5% dos entrevistados disseram não saber em quem votar e outros 10% devem votar branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, Roberto Cláudio foi apontado por 21% dos eleitores que nele votariam, seguido do Capitão Wagner, com 9%, Luizianne Lins, com 8%, e Heitor Férrer com 3%. Todos os demais candidatos ficaram em 1%.

Os índices de rejeição aos candidatos também foram avaliados pela pesquisa. Nela, o Ibope questiona em quem ele não vota de jeito nenhum. Luizianne Lins aparece como a candidata mais rejeitada, com 44%. Roberto Cláudio aparece em segundo, com 35%, seguido de Tin Gomes, com 25%, Francisco Gonzaga, com 24%, João Alfredo, com 23%, Wagner, com 20%, e Ronaldo, com 18%. Heitor é o menos rejeitado, com 17% das menções. Ainda de acordo com a pesquisa, 1% votaria em todos os oito candidatos, e 8% não responderam.

Mais

O Ibope ouviu 805 eleitores de Fortaleza representantes de todas as faixas de idade, graus de escolaridade e sexos, sendo 370 homens e 435 mulheres.

A consulta foi feita entre os dias 18 e 21 de agosto.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o número CE 00609/2016.

Pesquisa completa