Colômbia encerra Diálogos de Paz e está a um passo do fim do conflito

A Colômbia nunca esteve tão perto de dar por encerrado o conflito que já dura mais de 50 anos. Nesta terça-feira (23) o Governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo) anunciaram que as negociações para atingir o acordo definitivo de paz foram encerradas. Os Diálogos de Paz aconteceram em Havana, Cuba, durante 4 anos.

Por Mariana Serafini

Acordo de paz na Colômbia - AFP

O anúncio oficial deve ser feito nas próximas horas desta quarta-feira (24) em Cuba. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou que neste momento os negociadores acertam “os últimos retoques para a paz”. E anunciou que em breve pretende dar “esta notícia histórica”.

“Todos devemos estar muito felizes porque hoje é um dia muito especial. [A partir de hoje] as crianças poderão crescer sem temer, sem medo, com esperança de um futuro, onde poderão estudar em boas escolas para depois ter bons empregos”, disse o presidente, esperançoso.

O fim das negociações de paz não significa ainda o acordo definitivo. É, na verdade, o novo começo. Agora o documento que consolida o fim do conflito de mais de 50 anos para sempre deverá ser referendado pelo povo colombiano por meio de um plebiscito pela paz.

Os Diálogos de Paz, encerrados nesta terça-feira (23), começaram em Havana em 19 de novembro de 2012 com o objetivo de solucionar cinco pontos fundamentais: terra e desenvolvimento rural, participação política, drogas ilícitas, justiça transnacional e fim do conflito. Todos os demais pontos já haviam sido resolvidos, os dois últimos e mais difíceis: sobre a transição da guerrilha e o acordo definitivo, são consideradas vitórias históricas para as Farc.

Com o fim dos Diálogos, os negociadores do governo e das Farc irão assinar o texto final que será encaminhado ao Congresso colombiano para tramitar no legislativo nas próximas semanas e ser referendado, finalmente, por meio do plebiscito.

Ao longo dos 50 anos conflito, mais de 7 milhões de pessoas sofreram remoções forçadas; quase um milhão de pessoas foram assassinadas direta ou indiretamente pela guerra; mais de 150 mil desapareceram. Em poucos meses, mais de 5 mil membros de um mesmo partido político foram assassinados.

O fim dos Diálogos de Paz simboliza que a Colômbia nunca esteve tão perto da paz. Inúmeras tentativas de solucionar o conflito já fracassaram e desta vez as duas partes avançaram muito. O acordo definitivo significa um novo capítulo na história colombiana e, por consequência, na história do povo latino-americano.