Conheça os candidatos da UJS que lutam por uma cidade melhor

Em um momento crítico da democracia brasileira, às portas de um golpe que deixará marcas profundas na nossa jovem democracia, as eleições municipais de 2016 representam, além, obviamente, dos cargos institucionais, uma resistência dos que acreditam nos valores democráticos que foram construídos com muito sangue e suor em nosso país.

UJS candidato

A União da Juventude Socialista (UJS), lançará candidatos em todas as regiões do país, para continuar denunciando os golpistas e enfrentando a onda conservadora que cresce atualmente.

Ao longos dos próximos dias, a página da UJS Brasil trará matérias apresentando os candidatos para que os jovens eleitores de todo o Brasil possam ter contato com a coragem,  juventude e
ideias da entidade.

Abrindo a série de matérias sobre os jovens candidatos, Déborah Irineu de Goiânia (GO), Angela Meyer de São Paulo (SP), Matheus Lins de Olinda (PE) e a candidata Joice Eslabão da cidade de Rio Grande (RS).

Déborah Irineu

Com 24 anos de idade, a goiana Déborah Irineu, formada em Geografia, cursando atualmente mestrado na UFG e bacharelado, é candidata a vereadora de Goiânia. Ela aponta que por conta da “falta de representatividade dos jovens nos espaços de poder, queremos um mandato que responda aos anseio da juventude”. A candidata é a atual presidenta estadual da UJS-GO.

Sobre as principais bandeiras que guiam sua candidatura, Deborah é objetiva: “a principal pauta está relacionada à falta de oportunidade, por isso, a garantia do primeiro emprego é algo importante para nós”. Mas a candidata vai além, “essa eleição já está sendo marcada pelo debate da segurança pública. No entanto, a ideia que predomina é muito conservadora. Dessa forma, queremos defender outras medidas que se contraponham a lógica do ‘bandido bom é bandido morto’”.

E continua: “o primeiro emprego, a distribuição de renda, revitalização e criação de espaços de lazer e dos instrumentos de cultura. Auxílio para garantir a permanência na escola e na universidade. Esse nível de educação é responsabilidade do Estado e da nação, mas o município pode ajudar garantindo o passe livre, criando programas de moradia para os estudantes universitários, incentivando a criação de estágios remunerados no setor público e privado”.

Matheus Lins

O candidato a vereador em Olinda, Matheus Lins, conheceu a UJS no seu primeiro curso superior, em 2005, na Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO, onde cursou licenciatura plena em História. Hoje ele é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco. Foi presidente da UJS Olinda, secretário de Organização e depois diretor de Comunicação da UJS Pernambuco.

Entre suas principais pautas estão: reforma urbana, para melhorar a qualidade de vida da população nas periferias, através de uma urbanização integrada, que promova saneamento, pavimentação, drenagem e espaços de convívio social, para a população historicamente desassistida pelo poder público.

A mobilidade urbana e o melhor aproveitamento e investimento nos espaços públicos também estão entre suas prioridades. Para que a população possa se reunir, praticar atividades esportivas, desenvolver e divulgar a cultura local e fortalecer os laços com seu lugar de moradia.

Saúde, educação e segurança pública também são bandeiras de Matheus na caminhada rumo à Câmara de Olinda. No que tange à segurança, o programa do candidato propõe o envolvimento da escola e da comunidade, para que cada cidadão se responsabilize pelas suas ações e do entorno, defendendo a cidadania e os direitos humanos.

Angela Meyer

A candidatura de Angela Meyer para vereadora representa a juventude na cidade de São Paulo. Angela, enquanto presidenta da Upes, liderou boa parte das ocupações escolares contra a tentativa de “reorganização” do governo do estado. Meyer conta que “assim como muitos estudantes, participei da Primavera Secundarista e da ocupação da Alesp em defesa da educação pública de qualidade para todos os jovens. Vou lutar por uma São Paulo mais democrática. Uma cidade não só das empresas, mas do povo que quer ter acesso a moradia, a uma formação de qualidade e quer desafiar todos os obstáculos ainda presentes no nosso cotidiano”.

Angela Meyer tem 21 anos e 7 anos de UJS. Entre suas principais bandeiras estão a expansão do passe livre estudantil para todos estudantes, ProUni municipal, restaurantes populares universitários, creche para as mães de estudantes e a Regulamentação do Estágio e Moradia Estudantil.

A candidata afirma que “nessa campanha colaborativa vamos desafiar o período político que impõe uma Câmara Municipal que recentemente aprovou a retirada de gênero do Plano Municipal de Educação. A juventude deve ter direitos, como a educação, direito de produzir cultura e ainda mais, merece ter o direito a uma vida de qualidade!”.

Joice Eslabão

Do extremo sul do país, vem a candidata a vereadora de 20 anos de idade, Joice Eslabão.

Joice nos explica que as principais pautas de sua campanha surgem do acúmulo da UJS em Rio Grande, “são aquelas coisas que já temos discutido e reivindicado há algum tempo, como um Conselho Municipal de Juventude”.

"A juventude precisa de mais espaços de representação e precisa ser ouvida pelo poder público! Como é possível fazer política pública pra juventude excluindo os jovens dessa construção?”, questiona Eslabão.

A estudante, que faz licenciatura em História na FURG (Universidade Federal do Rio Grande), aponta que “Rio Grande é uma cidade muito carente de espaço público de cultura, esporte e lazer. A juventude não tem espaço pra socializar, pra viver a sua juventude em sintonia com a cidade, com seu bairro, com a sua comunidade”. Eslabão lembra que o “debate do direito à cidade passa também pelo debate do transporte coletivo, da segurança pública e do saneamento. A juventude precisa de um transporte coletivo eficiente e com uma tarifa justa. Precisa ter de uma segurança pública que priorize a vida, não o patrimônio. Nós acreditamos que uma cidade segura só é possível quando as pessoas ocupam a cidade, ocupam as ruas, as esquinas, as periferias”.