Secitece: Projeto de geração de energia renovável busca recurso do BID

A proposta de implantação do projeto que prevê a geração de energia fotovoltaica por meio da instalação de painéis solares sobre canais de água foi discutida, foi apresentada nesta semana por um grupo de trabalho formado por representantes de instituições estaduais envolvidas com o projeto e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Secitece: Projeto de geração de energia renovável busca recurso do BID

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, liderou o encontro destacando o enorme interesse do Ceará em entregar um projeto que pode fazer o Estado aumentar sua eficiência tanto na utilização de energias alternativas quanto na redução de gastos públicos. "Dispomos de instituições de pesquisa e de pessoal preparados para construir um protótipo que sirva não só para o Ceará, mas seja modelo para outros estados do País", enfatizou Inácio.

O Ceará responde por 67,24% do total da potência solar outorgada no Brasil. O sentimento de que é possível ousar e inovar com alternativas econômicas na questão ambiental deixou os participantes esperançosos da viabilidade do projeto que foi apresentado por Elpídio Borges Câmara, coordenador de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura.

A iniciativa reduziria a perda por evaporação do sistema de transporte de água e geraria energia elétrica limpa por meio da instalação de painéis solares acima e ao lado dos canais de água, utilizando, por exemplo, o Eixão das Águas, que realiza a transposição de água de açudes cearenses para diversos municípios.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, há um grupo de trabalho já concluindo a minuta da Lei Estadual de Mudanças Climáticas. O gestor considerou fundamental a reunião desta quarta-feira, envolvendo parceiros e instituições ligados ao tema.

Financiamento do BID

Esteve presente no encontro o especialista sênior em Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Thiago Mendes. O Banco tem buscado financiar ações com vistas à redução dos gastos públicos e convivência com as mudanças climáticas.

Thiago Mendes explicou que o BID está envolvido em atividades que deem oportunidade ao Brasil de cumprir a meta de reduzir o percentual de carbono na atmosfera, chegando em 2030 com 23% do uso de energia renovável no País.

A ideia é que BID e Governo do Ceará formalizem cooperação técnica em breve. Além da Secitece, o projeto envolve diretamente as secretarias da Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplag), Meio Ambiente (Sema), Recursos Hídricos (SRH) e Infraestrutura (Seinfra). Participaram da reunião também representantes da Quanta, Funceme, UFC, Nutec, Inpe, Itic, entre outras instituições ligadas à área.