Movimento social vê discurso de Dilma se aproximar do povo 

O retrocesso imposto aos direitos sociais pelo governo interino de Michel temer foi denunciado no Senado Federal nesta segunda-feira (29) pela presidenta Dilma Rousseff.Durante a sessão que julga o golpe, a presidenta eleita por 54 milhões de votos disse que o que está em jogo são as conquistas que beneficiaram os mais pobres, como as políticas que viabilizaram a casa própria e o direito da população à saúde.Para dirigentes do movimento social, a denúncia de Dilma repercutirá junto à população. 

Mobilização em Brasília no depoimento de Dilma no Senado - Mídia Ninja
“O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos: os ganhos da população, das pessoas mais pobres e da classe média; a proteção às crianças; os jovens chegando às universidades e às escolas técnicas; a valorização do salário mínimo; os médicos atendendo a população; a realização do sonho da casa própria”, discursou Dilma.
Edson França, presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), demonstrou entusiasmo com o discurso e a postura de Dilma durante esta segunda-feira. Ele está em Brasília e avaliou que no final deste dia haviam milhares de pessoas mobilizadas em frente ao Congresso Nacional para se solidarizar com Dilma.
“Foi um discurso de respeito mas muito duro onde ela colocou os pingos nos “is”. Falou sobre o processo em si, revelou o significado político, apontou os grandes entraves ao seu governo e não titubeou em chamar o processo de golpe”, avaliou Edson.
Segundo o dirigente, a presidenta abriu possibilidades com a alternativa do plebiscito e ainda “colocou Eduardo Cunha no lugar em que ele merece”. Na opinião dele, o julgamento vai trazer à tona “os votos do ódio e da vergonha”.
Edson está convicto de que a presença de Dilma no Senado reforça a denúncia do golpe, que também tem ganhado força fora do Brasil. Segundo Edson, a parcela que ainda não aderiu à luta contra o golpe vai se somar aos movimentos sindical e social.
“E vai ficar uma lição: a democracia tem que ser vigiada sistematicamente. É uma luta diária”, ressaltou.
Consciência

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos, afirmou que a postura da presidenta Dilma reforça a luta contra o golpe e em defesa da democracia. Assim como Edson, Ronaldo elogiou Dilma.

“Ela trouxe nada mais nada menos do que exatamente o que está sendo golpeado além da democracia que são os direitos sociais com a limitação de gastos e a consequente liquidação dos direitos sociais”, observou Ronaldo.  
Na opinião do gestor, Dilma tornou evidente as consequências do golpe. “Fica muito claro nas palavras de Dilma que consumado o golpe todas as regras estão comprometidas”, completou.
Para Ronald, a intervenção de Dilma pode impactar na qualidade da consciência do povo. “Talvez não mude o voto com condições suficientes mas dá qualidade diferente para chamar plebiscito e eleições, por exemplo”, destacou.
Trama contra o povo

O petroleiro Divanilton Pereira declarou que o depoimento da presidenta Dilma é uma contribuição que desvenda a trama contra o povo. Segundo ele, Dilma tem derrubado um a um os argumentos.

“Os algozes contra a democracia e seus frágeis subterfúgios pelo impeachment são um a um anulados pelas verdades da presidenta. Eles tentam fugir dos registros, mas a história não os esconderá”, acrescentou.
 
Para Divanilton, que é secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o governo interino de Michel Temer reflete os interesses de um “segmento antipopular, antinacional e anti-trabalho”.
 
Por Railídia Carvalho