Após noite de violência, manifestantes retornam à Paulista nesta terça

Os manifestantes que foram à Avenida Paulista nesta segunda-feira (29) e sofreram dura repressão por parte da Polícia Militar (PM) de Geraldo Alckmin, retornam ao Vão Livre do Masp nesta terça-feira (30) para lutar contra a truculência da PM e dar continuidade a resistência contra o golpe de estado em curso no país.

Os manifestantes na Avenida Paulista nesta segunda-feira - Foto: Paulo Pinto/ AGPT

Na segunda-feira, momento que a presidenta Dilma Rousseff fazia sua defesa pessoalmente no Senado, a respeito do processo de impeachment a qual foi submetida, milhares de manifestantes saíram às ruas, em diversas capitais, dizendo-se contrários ao golpe parlamentar, jurídico e midiático imposto pela direita.

As manifestações pacíficas ocorreram sem maiores problemas em diversas cidades do país, mas, no ato ocorrido na capital paulista, a Polícia Militar revolveu impedir o curso do ato, lançando bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e jatos d´água. A preocupação da policiais era de que o protesto avançasse rumo à Fiesp, local simbolo das manifestações pró-impeachment.

Usando da truculência de praxe, os policiais conseguiram dispersar a manifestação e, às 21h, o local estava liberado para o trânsito.

Segundo os organizadores do evento, o coletivo Democracia, "devemos dar início ao fim da paz dos golpistas. Vamos iniciar a primavera democrática (em referencia a primavera Árabe), devemos ir guerra armados de coragem, energia e com o amor pelo nosso país no peito", afirmam. 

Serviço  

Manifestação "Dia D, o início o fim"
Às 18h
Local: Vão Livre do Masp