Senado reúne-se para votações na quinta-feira em esforço concentrado 

Em semana de recesso branco na Câmara dos Deputados, em função das eleições municipais e do feriado do dia 7 de Setembro, o Senado marcou, para quinta-feira (8) um esforço concentrado de votações durante o período eleitoral. Duas medidas provisórias trancam a pauta: a da reforma administrativa de Michel Temer, que reduziu o número de ministérios; e a que cria o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Os dois projetos foram aprovados na Câmara sob forte protesto da oposição. 

Fala de Renan provoca tumulto e sessão do impeachment é suspensa - Agência Senado

Ambas vencem na quarta-feira (7), mas devido ao feriado, têm seu prazo de validade adiado. A previsão é votar também o projeto de reajuste do salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Se aprovada, a proposta permitirá aumento de 16,3% nos vencimentos dos ministros do Supremo e do procurador-geral da República, que devem passar a ganhar R$ 39,3 mil a partir de janeiro do próximo ano. Não há consenso sobre o projeto entre os senadores, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) argumenta que o reajuste é constitucional.

A votação dos dois projetos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) foi adiada depois de questionamentos sobre a conveniência da aprovação em um momento de crise e de corte de gastos. A proposta relativa aos ganhos dos ministros do Supremo gera efeito cascata em toda a magistratura e passa a ser o teto para o salário do funcionalismo público.